Astrologia & Presságios
Plutão direto em Capricórnio: Capítulo Final
Em outubro 10, 05:05 AM —
Em 11 de Outubro, 21h32, Plutão fica direto em 29º de Capricórnio, inaugurando o capítulo final deste trânsito. Poucas semanas após retornar ao signo, Plutão se prepara para completar sua longa jornada por Capricórnio, que começou em 2008. Plutão permanece nesse signo até entrar em Aquário novamente em 19 de Novembro.
Para pessoas com posicionamentos natais em signos Cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio), particularmente nos últimos graus, este evento tem um significado profundo. A mudança de movimento de Plutão está encerrando uma jornada evolutiva de 16 anos repleta de lições cármicas e oportunidades para transformação radical. Indivíduos com forte influência Cardinal agora têm a oportunidade de olhar para trás e ver como mudaram e o que aprenderam, reconhecer o que está chegando ao fim em suas vidas e prestar atenção em como agora precisam se transformar.
Plutão: Evolução, o Inconsciente, Destruição e Regeneração
Na Astrologia, Plutão representa a força da evolução, o inconsciente e os aspectos mais sombrios da vida. O regente moderno de Escorpião, Plutão, é o símbolo dos processos de transformação mais profundos e dos ciclos infinitos de destruição e regeneração, a dança da vida, morte e renascimento. Plutão nos empurra para confrontar as verdades mais obscuras sobre nós mesmos e a vida, encarar nossos medos mais profundos, reconhecer nossos motivos ocultos e reconhecer as formas inconscientes nas quais confiamos para gerar segurança e ter nossas necessidades atendidas. Nomeado em homenagem ao Senhor do Submundo, este planeta tem muito a ver com trabalho de sombra e autoexploração psicológica, dinâmica de poder e controle, bem como crises e convulsões.
Plutão precisa de 248 anos para viajar pelo Zodíaco e, por causa de sua órbita irregular, transita mais tempo em certos signos do que em outros. Aproximadamente, ele passa entre 12 e 30 anos em um signo, expondo as sombras associadas a ele. Os trânsitos de Plutão catalisam uma desconstrução radical de nosso relacionamento com os arquétipos associados a cada signo e nos forçam a evoluir de maneiras específicas como um coletivo. Por causa de sua duração, os trânsitos de Plutão marcam ciclos geracionais e temas evolucionários específicos e lutas psicológicas de cada geração. No entanto, eles também nos impactam de maneiras profundas em um nível pessoal, tanto por causa de sua influência nos tempos históricos em que vivemos quanto por sua interação com nosso próprio mapa natal.
Plutão em Capricórnio: Fim de um Ciclo
Capricórnio é o último dos signos de Terra: por esse motivo, está conectado ao domínio do mundo da forma, da realidade espaço-temporal e seus limites, bem como ao domínio do eu e da autorresponsabilidade.
Como um arquétipo, Capricórnio está associado à autoridade interna e externa, tradição, hierarquias, sistemas e instituições estabelecidos, regras sociais e ordem social, envelhecimento, idosos e figuras paternas. Capricórnio tem a ver com o processo de condicionamento e internalização de normas de conduta impostas a nós pelo mundo exterior.
Por meio de Capricórnio, aprendemos a desenvolver uma conexão com nossa autoridade interna, criar estruturas que duram ao longo do tempo, nos comprometer a assumir total responsabilidade por nossas vidas e nos conscientizar de como o condicionamento passado ainda nos impacta no presente.
Durante a jornada de Plutão direto em Capricórnio, nosso relacionamento com esse arquétipo se transformou completamente, tanto em nível pessoal quanto coletivo. Globalmente, nosso relacionamento com governos, autoridades e instituições mudou drasticamente. Desde 2008, abusos de poder, corrupção e falta de integridade dentro de sistemas estabelecidos foram implacavelmente revelados e expostos. Tentativas de exercer mais controle sobre a população vêm ocorrendo enquanto aqueles no poder lutam para manter o controle enquanto a confiança coletiva em hierarquias, estruturas e sistemas de longa data está se desintegrando.
À medida que Plutão completa sua jornada por Capricórnio, estamos testemunhando o ápice de imensas mudanças sociais, globais, financeiras e políticas. Esta fase final do trânsito é sobre desmantelar sistemas que não nos servem mais para criar espaço para novos. É sobre abrir mão de nossa dependência de estruturas que antes nos serviam, mas não são mais propícias ao nosso crescimento.
Plutão estaciona direto: Capítulo Final
Quando Plutão está retrógrado, sua energia é internalizada e o foco vai para a transformação interna, introspecção e trabalho da sombra. Quando os planetas mudam de movimento após estarem retrógrados, a energia se torna disponível novamente para ação direta e movimento para frente: somos convidados a tomar uma ação consciente e começar a avançar de acordo com a mudança de nossa consciência durante o retrógrado. À medida que Plutão estaciona diretamente em Capricórnio, estamos entrando em uma fase de integração das experiências que tivemos, uma fase de reajuste e recalibração de acordo com como mudamos internamente.
Cada planeta que estaciona direto nos convida a fazer mudanças em nossa realidade externa que refletem como nos transformamos internamente. Com Plutão estacionando direto, o ritmo dos eventos acelera e o momentum aumenta. Este é um momento para agir sobre as realizações e mudanças que ocorreram durante o retrógrado, e há um senso de urgência sobre isso, pois estamos vivenciando os momentos finais do capítulo Plutão em Capricórnio de nossas vidas, um trânsito que não vivenciaremos novamente nesta vida.
29º Capricórnio: Crises & Oportunidades
Plutão está viajando sobre o 29º de Capricórnio desde que voltou ao signo, em 1º de Setembro, e permanece no mesmo grau até entrar em Aquário novamente em 19 de Novembro. A ativação deste grau aumenta o senso de urgência, o sentimento de crise e o sentimento de mudança iminente. O 29º de qualquer signo, também conhecido como “grau anarético”, marca a transição de um nível de evolução para o próximo e é considerado um ponto de crises e oportunidades.
Quando o 29º é ativado, eventos e situações tendem a chegar a um extremo, a um ponto de ruptura, para chamar nossa atenção e forçar a mudança. Neste momento, não podemos continuar a varrer os problemas para debaixo do tapete, não podemos perpetuar disfunções familiares, não podemos lidar com situações desconfortáveis como sempre fizemos porque as velhas estratégias de enfrentamento não funcionam mais. Estamos passando por uma transição coletiva, uma mudança coletiva na consciência.
Aquário é o primeiro arquétipo transpessoal do Zodíaco e, por esse motivo, essa transição é particularmente delicada: Plutão está se movendo de um signo de Terra, muito preocupado com a matéria, a forma e o passado, para um signo de Ar, extremamente voltado para o futuro e atraído para inovar e revolucionar a realidade em prol do progresso coletivo. A transição de Capricórnio para Aquário exige que demos um salto quântico e exploremos maneiras completamente novas de lidar com questões de longa data.
Plutão direto em Capricórnio: Acerto de Contas Final
As últimas semanas de Plutão direto em Capricórnio são uma oportunidade para consolidar as lições que aprendemos durante esse trânsito. O convite para nós agora é tomar medidas deliberadas para garantir que as mudanças que implementamos agora tenham um impacto de longo prazo.
À medida que Plutão completa seu trânsito por Capricórnio, podemos esperar uma onda de dor e sofrimento não processados. Capricórnio e seu regente Saturno estão associados à consciência da morte física, à consciência de que temos um tempo limitado nesta encarnação e que tudo, mais cedo ou mais tarde, inevitavelmente termina. Por volta dessa época, provavelmente seremos particularmente sensíveis à tristeza coletiva e sentiremos o peso de tudo o que está acontecendo no mundo.
Muitos de nós nos sentiremos atraídos a refletir sobre nossa mortalidade e contemplar o que realmente queremos fazer com o tempo que nos resta. Esta pode ser uma oportunidade para renovar nossa apreciação pela vida, nossa gratidão pelo dom da vida, nossa conexão com um senso de propósito e nosso compromisso de priorizar o que realmente importa.
Adira à Experiência Completa, receba mensalmente tudo o que criamos para si e apoie o nosso trabalho: horóscopos mensais, ferramentas de rituais de lua cheia e lua nova, jornais, meditações e muito mais! ♥