Vênus de Capricórnio a Aquário: De uma Abordagem Tradicional a uma Experimental
Nomeado em homenagem à Deusa mitológica do amor, Vênus na Astrologia é o planeta conectado a todas as coisas, amor, dinheiro e prazer, ao nosso relacionamento com nosso corpo e sensualidade, nosso gosto artístico e nossa capacidade de atrair e receber o que desejamos. Como regente planetário de Touro e Libra, Vênus também se correlaciona com o que valorizamos e com a forma como nos esforçamos para criar condições de paz, estabilidade e harmonia em nossas vidas. Os trânsitos de Vênus marcam mudanças coletivas em valores e em como nos sentimos atraídos a nos conectar com os outros, nos relacionar com nossos corpos e abordar questões financeiras.
O trânsito de Vênus por Capricórnio nos inspirou a dar alto valor à confiabilidade, comprometimento e integridade, focar na construção de estabilidade e adotar uma abordagem fundamentada e ponderada para questões relacionais e financeiras. Enquanto Vênus estava em Capricórnio, nos sentimos atraídos a examinar o impacto do nosso passado e fazer escolhas de acordo com nossas visões de longo prazo. Este trânsito nos ofereceu uma oportunidade de refletir sobre nossa relação com comprometimento, responsabilidade e perseverança e pode ter destacado áreas de nossas vidas onde precisamos amadurecer mais.
Vênus em Aquário traz uma abordagem experimental para todas as coisas de amor, relacionamentos, finanças e riqueza. Ao contrário da energia aterrada, tradicional e prática de Vênus em Capricórnio, Vênus em Aquário infunde nossas vidas com um apetite por liberdade, autonomia e não convencionalidade e aumenta nosso desejo de desafiar normas, regras e expectativas sociais existentes.
Vênus entra em Aquário: Explorando Paradigmas em Evolução
A entrada de Vênus em Aquário traz à tona o valor da amizade e da comunidade, nos lembra que somos mais fortes juntos e aumenta nosso desejo de expandir nossa rede de contatos e descobrir círculos sociais desconhecidos e novas comunidades, tanto online quanto offline. Este trânsito é uma oportunidade para refletir sobre nossa relação com a tecnologia, a internet e as mídias sociais, e prestar atenção em como essas ferramentas impactam nossas vidas, nossas conexões, nosso senso de pertencimento, bem como nossos valores.
Dentro dos reinos do amor e dos relacionamentos, a entrada de Vênus no signo do Aquário sugere uma tendência coletiva de valorizar a liberdade, a independência e o espaço pessoal. Este trânsito nos inspira a nutrir os laços que honram nossa individualidade e são baseados em ideias e visões compartilhadas.
Vênus em Aquário é uma oportunidade para questionar os valores que temos orientado e descobrir maneiras inovadoras e não convencionais de nos relacionar com todas as coisas de Vênus, como amor, relacionamentos, riqueza e sensualidade. Este trânsito é um convite para prestar mais atenção em como os paradigmas de relacionamento estão evoluindo e se transformando e questionar nossa dependência de formas existentes de estar em relacionamentos e perceber relacionamentos.
A jornada de Vênus por Aquário também é um momento poderoso para explorar alternativas aos paradigmas financeiros tradicionais e descobrir fontes de renda não convencionais, diferentes maneiras de perceber riqueza, acumular riqueza ou armazenar riqueza e maneiras alternativas de administrar, investir ou preservar nossos recursos, ativos, dinheiro e posses.
Vênus em conjunção com Plutão em Aquário e oposta a Marte retrógrado em Leão
Apenas algumas horas após entrar em Aquário, Vênus aperfeiçoa sua conjunção com Plutão, a 0º22′ do signo. Vênus e Plutão também estão se aproximando de uma oposição a Marte a 6º de Leão, agora retrógrado estacionário. A oposição Marte-Plutão está ativa há semanas e continuará assim por mais algumas semanas enquanto Marte se prepara para retornar a Câncer.
Esta configuração está aumentando a pressão para transformar radicalmente como nos mostramos nos relacionamentos, como afirmamos nossos sentimentos, necessidades e desejos, e como encontramos harmonia entre o que queremos e o que outras pessoas querem.
A conjunção Vênus-Plutão aumenta a intensidade de nossas experiências relacionais e nosso desejo por paixão, conexões transformadoras e amor que tudo consome. Também exacerba dinâmicas de poder subjacentes, lutas de poder não resolvidas e medos que impactam nossa capacidade de nos mostrarmos de forma vulnerável em nossos relacionamentos. O propósito deste alinhamento é nos ajudar a ganhar consciência e transformar padrões inconscientes e mecanismos de defesa que não nos servem mais e criar apegos mais saudáveis e relacionamentos mais autênticos.
Simultaneamente, a oposição a Marte retrógrado é uma oportunidade de prestar muita atenção em como nos afirmamos, buscamos o que queremos e equilibramos isso com a consciência das necessidades e desejos dos outros. Este é um momento para ganhar consciência de nossas verdadeiras intenções, desejos e motivações, e perceber quaisquer maneiras indiretas ou secretas pelas quais podemos tentar controlar ou dominar os outros para que nossas necessidades sejam atendidas.
Nos signos de Leão e Aquário, essa configuração destaca a tensão entre nosso desejo por atualização criativa pessoal, a consciência das consequências de nossas ações sobre os outros e a dinâmica coletiva maior que influencia nossas vidas. É um momento poderoso para reconhecer o impacto de qualquer necessidade de significância pessoal e gratificação egoica, bem como qualquer tendência a diminuir nossa luz e renegar partes de nós mesmos para pertencer e se encaixar.