Marte retrógrado: Autodescoberta Criativa & Emocional
Nomeado em homenagem ao Deus mitológico da guerra, Marte na Astrologia tem a ver com nossa vontade, nosso estilo de autoafirmação e iniciação, e a maneira como buscamos o que desejamos. Marte está conectado à nossa disposição de tomar iniciativa, começar novos empreendimentos, trilhar novos caminhos e caminhar sozinhos, se necessário. O regente de Áries e, tradicionalmente, também de Escorpião, Marte é um planeta com forte energia Yang ou masculina. Quando Marte está retrógrado, essa energia é internalizada e temos a oportunidade de passar por uma fase de exploração interna, redirecionamento, reorientação e intensa reavaliação de nossos verdadeiros desejos e motivações.
Marte retrógrado começou em 6 de Dezembro de 2024, a 6º de Leão. Marte retornou a Câncer em 6 de Janeiro de 2025 e entrará em Leão novamente em 18 de Abril de 2025. Esse trânsito nos trouxe a uma jornada de autodescoberta criativa e emocional. Enquanto Marte retrógrado em Leão nos ofereceu uma oportunidade de redefinir nosso relacionamento com visibilidade, liderança, criatividade e ser visto, o tempo retrógrado de Marte em Câncer nos empurrou para explorar um território emocional mais profundo.
Em Câncer, Marte retrógrado nos encorajou a aprofundar nossa consciência do impacto de experiências passadas, feridas da infância e traumas de desenvolvimento. Ele nos convidou a passar por um profundo processo de maturação emocional e entender como nossas experiências emocionais passadas ainda moldam nossos comportamentos presentes.
Marte direto: Avançando com Clareza
Enquanto Marte fica em pausa, antes de retomar lentamente seu movimento para frente, alcançamos um ponto de virada e iniciamos um novo capítulo de nossa jornada de amadurecimento. A energia que foi internalizada nas últimas semanas agora pode começar a fluir mais livremente, pedindo-nos para agir de acordo com os insights obtidos durante o retrógrado. É um momento para seguir em frente com clareza recém-descoberta, senso de direção e autoconsciência.
Marte está agora entrando na fase pós-sombra deste ciclo retrógrado, que vai durar até 2 de Maio. Durante este tempo, enquanto Marte viaja pela terceira vez entre 17º Câncer e 6º Leão e progredimos pela fase pós-sombra, temos uma oportunidade de estabelecer mais ajustes e acessar uma nova compreensão das lições que aprendemos e seu propósito. Temas que surgiram pela primeira vez antes e durante o início retrógrado provavelmente retornarão aos holofotes e temos uma oportunidade de nos relacionar com eles de novas maneiras.
Marte direto em Câncer e quadratura Marte-Quíron
Em movimento direto, Marte nos convida a seguir o caminho que nos chama com confiança e autoconfiança. Durante as últimas semanas do trânsito de Marte em Câncer, teremos oportunidades de aprofundar nossa compreensão do que aconteceu durante o retrógrado. À medida que Marte conclui sua fase pós-sombra, seremos solicitados a navegar pelos gatilhos emocionais com maior autoconsciência, expressar nossas emoções de forma mais consciente e desenvolver um relacionamento mais saudável com a raiva e a frustração.
Marte fica direto enquanto faz uma quadratura com Quíron em Áries. Sua terceira e última quadratura será exata em 26 de Março, e os dois planetas continuarão a fazer quadratura um com o outro por mais de um mês. Marte e Quíron já fizeram uma quadratura um com o outro em 4 de Fevereiro de 2025 e 13 de Outubro de 2024: a quadratura final entre Marte e Quíron marca o ápice de uma jornada de cura que começou em Outubro.
Neste ponto, teremos adquirido uma consciência mais profunda das feridas que surgem quando nos afirmamos, tomamos iniciativa ou expressamos raiva e desejo. Esta quadratura final nos oferece uma oportunidade de integrar as lições que temos trabalhado, particularmente em torno da autoconfiança, da autoconfiança e da coragem de seguir nosso caminho pessoal.
Quíron em Áries tem exposto feridas profundas em nosso relacionamento com independência, assertividade, liderança e autodeterminação. A tensão entre Marte e Quíron pode ter nos trazido de volta a experiências passadas em que nossa capacidade de nos defendermos parecia bloqueada ou em que agir levou a consequências dolorosas.
À medida que Marte avança, nós também avançamos. Esta é nossa oportunidade de estabelecer um relacionamento mais fortalecido e consciente com todas as qualidades Marcianas, ir além das estratégias inconscientes de sobrevivência e escolher ser corajoso o suficiente para possuir nossos pontos fortes e nossas vulnerabilidades.