Plutão em Aquário: Criando um Novo Futuro
Aquário é o décimo primeiro signo do Zodíaco, um arquétipo transpessoal conectado com a individuação, o descondicionamento, o progresso e a libertação do passado. Um arquétipo Fixo, Yang e de Ar, Aquário rege o futuro, as redes, a tecnologia, a ciência e os movimentos sociais, bem como a tensão entre nossa necessidade de pertencer e nos encaixar e nosso anseio de sermos únicos e sem remorso em nossa autoexpressão.
Plutão é o planeta da morte, do renascimento e da transformação. Conhecido como o Senhor do Submundo, Plutão revela o que foi escondido, reprimido ou relegado às sombras, ao inconsciente, para que possa ser transmutado e alquimizado. Seus trânsitos são lentos e profundamente transformadores: Plutão desnuda o não essencial, nos confronta com a verdade dos desejos de nossa Alma e catalisa mudanças irreversíveis.
Plutão transitará por Aquário até 2044. Este trânsito alimenta uma profunda transformação dos paradigmas sociais e da nossa relação com a tecnologia e uns com os outros. Ele ilumina tanto o poder quanto as armadilhas da consciência de grupo e da inovação.
Pelos próximos 20 anos, Plutão vai expor as sombras de Aquário: desapego, alienação, dissociação e rebelião sem causa. Como coletivo, estamos sendo convidados a encarar as maneiras pelas quais a dissociação de nossas emoções, a superioridade intelectual, o isolamento e a hiperindependência se tornaram estratégias de sobrevivência e nos impediram de vivenciar a verdadeira intimidade e vulnerabilidade. Aquário, como arquétipo, frequentemente carrega a ferida de ser diferente demais para se encaixar, e com Plutão transitando por este signo, essa ferida está vindo à tona para ser curada e alquimizada.
Oportunidade para Escavação Psicológica
Quando um planeta está retrógrado, ele está mais próximo da Terra e sua energia é sentida com mais intensidade. Atualmente, Plutão assume o centro do palco e material inconsciente e sombrio pode emergir, pedindo para ser testemunhado e integrado.
Retrógrados, que consistem no aparente movimento retrógrado de um planeta a partir de nossa perspectiva na Terra, são sempre um momento para aprofundar nossa escavação interior, recalibrar e reorientar. Por isso, não devem ser temidos: aceleram nossa individuação e processo evolutivo e nos oferecem uma oportunidade de nos conhecermos melhor. Se estivemos muito voltados para o exterior, os retrógrados apontam para a necessidade de nos voltarmos para dentro e lidarmos com algo que poderíamos ter evitado.
Quando o Senhor do Submundo fica retrógrado, somos solicitados a aprofundar nosso trabalho interior e nos envolver em mais autoexploração emocional e psicológica. Os próximos meses são uma oportunidade para aprofundar nossa compreensão de como a Vida está nos pedindo para evoluir e consolidar as mudanças que já ocorreram em nossa realidade interna e externa.
Plutão retrógrado em Aquário: Desvendando Condicionamentos Internalizados
O movimento retrógrado de Plutão pelos primeiros graus de Aquário é um chamado para desvendar sistemas internalizados que nos mantêm presos a modos ultrapassados de pensar, ser e viver. Temos a chance de confrontar nossa resistência à mudança, nosso medo de nos destacarmos da multidão e as maneiras inconscientes pelas quais podemos ser controlados e limitados por padrões sociais, ou por uma necessidade reativa de nos rebelar contra eles.
Em Aquário, Plutão retrógrado é um convite para refletir, reestruturar e redefinir nossa relação com nossas comunidades, a tecnologia, a internet, a IA, bem como com os movimentos sociais dos quais nos sentimos parte ou com os quais nos identificamos.
Plutão retrógrado em Aquário é uma oportunidade para aprofundar nossa compreensão tanto de nossa natureza psicológica única quanto da psicologia das massas, da dinâmica de grupo e das questões de pertencimento. Este é um momento para questionar as crenças que internalizamos sobre adaptação, individualidade e fazer parte da sociedade, reconhecer o papel que podemos ter adotado para nos sentirmos aceitos e reconhecer onde podemos ter sacrificado nossa autenticidade em troca de aprovação ou inclusão.
Em meio à exponencial evolução tecnológica, Plutão retrógrado em Aquário nos convida a refletir sobre o que significa ser humano. Este trânsito nos convida a ponderar o valor que podemos oferecer ao coletivo nesta era, em que a inteligência artificial está rapidamente assumindo o controle e as maneiras como nos conectamos continuam a evoluir. Durante os próximos cinco meses, temos a oportunidade de desmantelar condicionamentos herdados, reconhecer tendências obscuras em direção ao elitismo ou à superioridade intelectual, abandonar hábitos escapistas e nos reconectar com nossos corações, oferecendo nossa presença autêntica às nossas comunidades.