Urano: Despertar, Ruptura e Inovação
Também conhecido como o Grande Despertador, Urano nos tira da complacência e nos oferece a oportunidade de nos libertarmos de restrições internas e externas. O regente moderno de Aquário recebeu o nome do deus mitológico do céu, a personificação dos céus, associado à Inteligência Divina e à capacidade de ver a realidade de um ponto de vista superior. Urano também ressoa fortemente com a figura de Prometeu, que roubou o fogo dos deuses e o presenteou aos humanos. Prometeu está conectado ao lado rebelde de Urano, bem como à sua preocupação com o bem coletivo em detrimento dos interesses pessoais.
Descoberto em 1871, completamente por acaso, Urano revolucionou nossa compreensão do Sistema Solar, do Universo e do nosso lugar nele. A descoberta de um novo planeta representa um novo arquétipo emergindo na consciência coletiva, e os eventos que a cercam nos fornecem informações sobre o que esse arquétipo representa.
A descoberta de Urano inaugurou uma era de profunda transformação coletiva. 1871 foi um ano decisivo na Revolução Americana: pouco depois, ocorreram também a Revolução Industrial e a Revolução Francesa. Liberdade, progresso e inovação estavam em destaque em diferentes partes do mundo, e a humanidade passou por mudanças rápidas e sem precedentes que alteraram permanentemente suas vidas diárias. É exatamente disso que se trata Urano.
Urano em Touro: Redefinindo a Estabilidade e Aprendendo a Sentir Segurança em Tempos Incertos
Na Astrologia, a função de Urano é nos inspirar a nos individualizarmos, a nos libertarmos do passado e do que é obsoleto, e a criarmos novos sistemas e paradigmas. Desde 2018, o regente moderno de Aquário tem transitado pelo signo Fixo de Terra, Touro. Enquanto Urano é anticonvencional e orientado para o futuro, Touro se concentra na simplicidade e no momento presente, buscando garantir a sobrevivência e criar bases sólidas para que a vida possa prosperar e florescer. Enquanto Touro está conectado à natureza, aos sentidos e ao corpo físico, Urano está associado à tecnologia, à ciência e à inovação.
Esses arquétipos são muito diferentes. Em Touro, Urano tem nos desafiado a reconstruir nosso relacionamento com nossos corpos físicos e com a Terra, a criar novas bases para nossas vidas e a questionar nossas definições atuais de abundância e riqueza. Durante os últimos sete anos, esse trânsito tem remodelado radicalmente nosso relacionamento com a estabilidade, a segurança e o mundo material. Ele tem nos pedido para questionarmos nossos valores essenciais e nossas ideias sobre riqueza e abundância, e para nos afastarmos das zonas de conforto que nos mantêm presos e estagnados.
Redefinir a estabilidade, fortalecer nossa resiliência diante do desconhecido e aprender a nos sentirmos seguros em nós mesmos em tempos incertos são os principais temas deste trânsito. A entrada final de Urano no signo de Touro inaugura a fase final dessa jornada, que provavelmente coincidirá com mudanças imprevistas na economia global, nos mercados financeiros e na dinâmica geopolítica.
Urano em Touro: Aproximando-se do Fim de uma Jornada de Sete Anos
Urano retoma o movimento direto aos 27º de Touro em 4 de Fevereiro de 2026. Enquanto Urano completa seu movimento retrógrado em Touro, temos a oportunidade de redefinir nosso relacionamento com a segurança, a mudança e a incerteza. Temos a oportunidade de questionar o que é valioso para nós em comparação com o que nos ensinaram a valorizar, quais são nossas verdadeiras prioridades e o que a riqueza significa para nós, em vez do que significa para os outros.
Urano entra em Gêmeos pela segunda vez em 25 de Abril de 2026 e permanece no signo dos Gêmeos até 2032-2033. Até Abril, estaremos concluindo essa jornada de sete anos, e o que não estiver mais alinhado ou sustentável será revelado. Durante as próximas semanas e meses, o movimento retrógrado de Urano no signo do Touro nos convida a questionar onde estamos excessivamente apegados a zonas de conforto que não nos permitem crescer e a discernir entre o que nos proporciona verdadeira segurança e o que apenas nos oferece a ilusão dela. O último movimento retrógrado de Urano em Touro é um convite para explorarmos o que liberdade, abundância e sustentabilidade realmente significam para nós, nos libertarmos de apegos ultrapassados e descobrirmos novas maneiras de nos relacionarmos com a Terra, com nossos corpos e com nosso potencial e recursos.