Netuno nos convida a um relacionamento com o Mistério
Nomeado em homenagem ao Deus mitológico do Mar, Netuno não pode ser compreendido pela mente racional: ele pertence a um lugar além do tempo e espaço lineares, à dimensão das experiências místicas e estados alterados de consciência. Como regente moderno de Peixes, o último signo do Zodíaco, Netuno é um planeta transpessoal, associado à não dualidade e à dissolução do senso de individualidade com o qual nos identificamos.
Na Astrologia, Netuno está associado ao impulso de espiritualizar a vida, transcender a realidade física e conectar-se com algo maior do que nós mesmos. Expresso através da música, da dança e das artes, Netuno fala por meio de sonhos, sentimentos e símbolos, e nos convida a um relacionamento com o Mistério. Em uma expressão distorcida, este planeta se correlaciona com a tendência de enganar a nós mesmos e aos outros, de nos perdermos em fantasias e ilusões, e de gravitarmos em direção a comportamentos escapistas, vícios e uma mentalidade de vítima.
Os trânsitos de Netuno revelam dinâmicas coletivas e geracionais que operam além da vontade pessoal ou do controle consciente e moldam a atmosfera emocional e espiritual de aproximadamente 13 a 14 anos, o tempo que ele passa em um signo. Durante esse período, Netuno influencia nossos sonhos, anseios e desilusões coletivas: seus trânsitos nos fornecem informações sobre o que idealizamos, o que almejamos, o que desejamos transcender, bem como sobre como escapamos e do que escapamos.
Netuno deixa Peixes: O Fim de uma Jornada
O planeta mais místico do Sistema Solar, Netuno, tem navegado pelas Águas Mutáveis de seu signo regente, Peixes, desde 2011. Esse trânsito amplificou nossa empatia e sensibilidade, aprofundando nossa capacidade de sintonizar com o inconsciente coletivo e sentir as emoções dos outros.
Netuno em Peixes nos pediu para entregar o controle, confiar no tempo Divino e permitir que o que não nos pertence mais desapareça. Como marcou a conclusão de um longo ciclo, esse trânsito alimentou uma sensação geral de confusão e desorientação. Muitos de nós nos sentimos perdidos e à deriva, particularmente durante as últimas semanas e meses do trânsito, quando Netuno estava no 29º de Peixes, o último grau de todo o Zodíaco.
Durante esse período, fomos convidados a deixar o velho para trás e a abandonar nosso apego ao conhecido, antes de saber o que está por vir, antes de ter um plano B. As últimas semanas de Netuno em Peixes nos convidaram a um espaço liminar e nos desafiaram a nos sentirmos confortáveis com o desconhecido, o não fazer e o não forçar. À medida que Netuno completa sua jornada pela roda do Zodíaco, vivenciamos uma poderosa purificação, liberamos peso morto e temos a oportunidade de deixar para trás velhas histórias e crenças que nos limitavam.
Netuno em Áries 2026: o Nascimento de um Novo Sonho
Áries é o primeiro signo do Zodíaco: simboliza o momento do nascimento e a emergência de uma consciência nova e separada do útero coletivo, do oceano coletivo. O signo de Áries é um signo Yang, cuja energia é direcionada para a ação, o movimento para frente, a autodescoberta e o início de novos empreendimentos. Áries age antes de pensar: é instintivo e imediato, e vive em um presente contínuo onde o que importa é o eu, aqui e agora. Cada planeta que entra no signo de Áries passa por um processo de renascimento e nos convida a explorar novas maneiras de nos relacionarmos com sua energia.
A entrada de Netuno em Áries inaugura um novo sonho coletivo. Enquanto Netuno em Peixes nos inspirou a ansiar por fusão, transcendência e dissolução de fronteiras, Netuno em Áries muda o foco para a iniciação e o enraizamento do sonho na realidade por meio da ação consciente. Durante o trânsito de Netuno por Áries, nosso foco não será mais o retorno à unidade oceânica de onde viemos: seremos convidados a agir a partir da consciência de que, em um nível superior, não estamos realmente separados, mas também a trabalhar na individuação, em nos tornarmos quem realmente somos como indivíduos.
Netuno em Áries inspirará o nascimento de novos movimentos coletivos e nos motivará a seguir novas visões e caminhos. Também nos convidará a garantir que possamos discernir claramente entre reações baseadas no medo e a orientação de nossa intuição. Distorções dessa combinação de energias podem levar à espiritualização do conflito e à justificativa de ações impulsivas e destrutivas por meio de uma mentalidade de salvador ou vítima ou de nossas crenças religiosas. Nos próximos anos, será mais fácil confundir urgência, reatividade ou impulsos egoístas com missões guiadas por Deus.
A próxima conjunção Saturno-Netuno a 0º de Áries
Saturno e Netuno estão em conjunção entre Peixes e Áries há aproximadamente um ano, mas seu alinhamento ainda não se completou. Isso significa que os dois planetas estão em processo de completar seu ciclo, uma jornada que começou em 1989 no signo de Capricórnio.
Saturno está agora alcançando Netuno, e seu alinhamento exato ocorrerá em 20 de Fevereiro, a 0º de Áries. Essa conjunção prepara o terreno para um novo ciclo Saturno-Netuno que durará até a próxima conjunção em Gêmeos, que ocorrerá em 2061. Além disso, eles não se encontrarão novamente a 0º de Áries por 2000 anos: é extremamente significativo que a próxima conjunção ocorra exatamente no primeiro grau da roda do Zodíaco, o que amplifica a importância desse evento.
As conjunções Saturno-Netuno marcam mudanças significativas na estrutura da realidade, conforme a experimentamos coletivamente. À medida que os planetas completam seu ciclo, vivenciamos a dissolução e o colapso de estruturas existentes e sistemas obsoletos, que perderam seu propósito e função. A próxima conjunção Saturno-Netuno a 0º de Áries marca um ponto de virada significativo e um momento de renascimento e renovação. Após a ocorrência da conjunção exata, somos convidados a começar a construir novas estruturas e sistemas, mais alinhados com nossa jornada evolutiva e com as novas lições que devemos aprender coletivamente.
Netuno em Áries: Tornando-se um Guerreiro Espiritual
Áries ressoa fortemente com o arquétipo do Guerreiro e com qualidades como coragem, ousadia e determinação. Em sua expressão mais elevada, este signo nos ensina a sermos os líderes de nossas vidas e a criarmos nosso próprio caminho, em vez de seguirmos aquele que alguém já traçou para nós. Em vez de sermos excessivamente reativos e impulsivos, a expressão mais elevada de Áries é conscientemente assertiva, direta e clara quanto às suas intenções e direção.
Netuno em Áries nos lembrará que tornar-se um guerreiro espiritual significa saber quando lutar e quando se render, quando agir e quando esperar, quando persistir e quando deixar ir. Este trânsito nos convida a tomar consciência do lugar de onde iniciamos, agimos e lideramos, e nos lembrará que as batalhas mais significativas são frequentemente travadas internamente.
Com Netuno no signo do Guerreiro, somos convidados a garantir que nossas ações estejam alinhadas com uma certa integridade espiritual, com nossos valores mais profundos e com o que é Verdadeiro em um sentido universal, em vez do que acreditamos ser verdade.
Em última análise, Netuno em Áries nos ensinará que coragem e força não têm a ver com força ou dominação: elas têm mais a ver com agir em alinhamento com nossa Alma, mesmo quando é difícil, exige sacrifícios ou nos leva a um lugar de incerteza.