Eclipses Solares: Portais Para Uma Nova Realidade
Duas vezes por ano, os Eclipses abrem portais para uma realidade completamente nova: esses eventos são portais para um tempo de mudanças aceleradas, transformações imprevisíveis e saltos quânticos para uma nova linha temporal. Os Eclipses são gatilhos poderosos que ativam transições significativas em nossas vidas e nos iniciam em um novo capítulo de nosso processo evolutivo ou em uma jornada espiritual mais profunda.
Os antigos conheciam bem o poder dos Eclipses e, ao mesmo tempo, temiam e reverenciavam esses fenômenos, particularmente os Eclipses Solares, durante os quais o Sol é temporariamente obscurecido, parcial ou totalmente, pela sombra da Lua. Como o Sol é a fonte da vida na Terra, esse evento era considerado um mau presságio e, em muitas tradições atuais, ainda se aconselha permanecer em ambientes fechados durante um Eclipse Solar, que, em hipótese alguma, deve ser observado a olho nu.
O Eclipse Solar da Lua Nova que ocorrerá em 17 de Fevereiro de 2026 será um Eclipse Solar Anular, o que significa que a sombra da Lua cobrirá a parte central do Sol, deixando apenas um “anel de fogo” ao seu redor. Todo o processo se desenrolará ao longo de aproximadamente quatro horas e meia, e o eclipse anular terá duração de cerca de uma hora.
Eclipse Solar em Conjunção com o Nodo Norte: Confiando no Caminho que Começa a Tomar Forma
Os Eclipses ocorrem quando os luminares se unem ou se opõem enquanto estão alinhados com os Nodos Lunares, os dois pontos opostos que marcam a interseção entre a órbita da Lua e a Eclíptica, o caminho aparente do Sol da nossa perspectiva na Terra. Como marcam a área onde os Eclipses acontecem, esses pontos estão associados ao karma, ao dharma e ao destino.
Os Nodos Lunares estão sempre transitando por signos opostos e complementares, e apontam para energias contrastantes que devem ser integradas conscientemente. O Nodo Sul está conectado à nossa origem, ao que nos parece familiar, às tendências para as quais gravitamos inconscientemente e aos pontos em que ficamos presos. A energia do Nodo Norte, ao contrário, parece estranha, desconhecida e mais desafiadora: sua posição nos informa sobre as qualidades que somos chamados a cultivar, desenvolver e incorporar para progredir e evoluir.
Os Nodos Lunares geralmente se movem para trás, e o Nodo Norte está agora nos primeiros graus de Peixes. Desde 11 de Janeiro de 2025, o Nodo Norte em Peixes nos convida a aprender a nos entregar, a praticar o simples ser sem estarmos sempre fazendo. Com a ativação do Nodo Norte, somos chamados a nos desapegar de planos rígidos, parar de microgerenciar a vida e ter mais fé no tempo Divino e na inteligência da própria mudança. Este Eclipse em conjunção com o Nodo Norte aponta para a importância de trilhar o caminho que começa a se desdobrar, mesmo que não tenhamos compreendido completamente seu significado e para onde nos leva.
Lua Nova com Eclipse Solar em Aquário: Um Salto Quântico Para Uma Nova Linha do Tempo
Quando um Eclipse ocorre no Nodo Norte, ele aponta para a direção da evolução pessoal e coletiva. Além disso, os efeitos dos Eclipses se desdobram por seis meses: o atual Eclipse Solar em Aquário nos convida para uma nova jornada de crescimento, encorajando-nos a aventurar-nos em território desconhecido. Tudo o que começarmos agora poderá ter um impacto mais significativo e duradouro do que esperamos.
O Eclipse Solar da Lua Nova em Aquário inaugura uma Temporada de Eclipses repleta de mudanças aceleradas e oportunidades para começarmos a criar o futuro que vislumbramos. O signo do Aguadeiro tem tudo a ver com abraçar o que nos torna únicos e conectar-se com outras pessoas que ressoam com o nosso eu autêntico para gerar mudanças sociais significativas. Este Eclipse é um convite para explorar novas formas de conexão e colaboração e começar a criar sistemas, paradigmas e comunidades radicalmente novos que possam fomentar o progresso e a evolução coletivos.
Este evento também aponta para a necessidade de uma mudança drástica na forma como nos relacionamos com a tecnologia, a internet, as redes sociais e a IA. É provável que ocorram desenvolvimentos e descobertas significativas nessas áreas, novas regulamentações possam ser implementadas e notícias surpreendentes possam se espalhar rapidamente por todo o mundo.
Lua Nova com Eclipse Solar em quadratura com Urano: Despertares e Redirecionamentos
Em quadratura exata com Urano, regente de Aquário, este Eclipse Solar da Lua Nova inicia um mês particularmente imprevisível. Eclipses já são imprevisíveis por natureza, especialmente quando ocorrem em um signo como Aquário. No entanto, a ativação de Urano, regente moderno de Aquário, eleva isso a um novo patamar.
Urano é o planeta dos despertares, dos choques repentinos e da libertação do conhecido. Este planeta nos ensina a sermos rebeldes com uma causa, a nos libertarmos de tudo que nos impede de crescer e a revolucionarmos nossas vidas de uma forma alinhada com nossa singularidade. Urano nos inspira a nos tornarmos completos, a abraçarmos tudo o que somos e a contribuirmos de forma significativa para o coletivo a partir desse lugar.
O Sol e a Lua, e, de forma mais ampla, Marte, Vênus e os Nodos Lunares, estão em quadratura com Urano nos últimos graus de Touro. Estamos navegando por uma atmosfera de tensão e atrito generalizados entre o familiar e o desconhecido, a necessidade de estabilidade e o impulso de nos libertarmos de tudo que nos limita. Essa configuração intensifica a sensação de incerteza e instabilidade que os eclipses sempre trazem, ao mesmo tempo que nos oferece novas oportunidades de despertar e redirecionamento.