Em 26 de Dezembro, às 21h33, vivenciaremos a última Lua Cheia do calendário, uma Lua Cheia em Câncer. Este evento representa um convite para voltarmos aos nossos corações, priorizarmos a nossa nutrição e nos tornarmos o espaço seguro que desejamos, tornar-nos a nossa própria casa.
Esta lunação é relevante especialmente para aqueles de nós que nasceram com planetas ou angulares nos primeiros graus dos signos Cardeais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio). Aqueles de nós mais fortemente impactados por esta Lua Cheia terão chances de experimentar mudanças significativas em diversas áreas de suas vidas. Eles podem se encontrar numa encruzilhada e encontrar oportunidades substanciais de autorreinvenção, amadurecimento emocional e transformação pessoal.
Luas Cheias Facilitam a Consciência e a Compreensão
As Luas Cheias são o pico e o ponto de maturação do ciclo lunar e marcam a conclusão de um capítulo da nossa vida. Nesta altura do mês, testemunhamos o resultado do nosso trabalho e colhemos o que semeamos desde que ocorreu a Lua Nova anterior, duas semanas antes, mas também ao longo dos últimos seis meses, após a Lua Nova no mesmo signo do Zodíaco agora ativado pela Lua Cheia.
As Luas Cheias trazem uma energia de liberação, culminação e conclusão, elas nos mostram como nossos esforços estão dando frutos. Estes eventos facilitam a consciência e a compreensão: o Sol, nesta altura do mês, ilumina totalmente a Lua, facilitando vislumbres do nosso subconsciente, do nosso mundo emocional, da nossa mecânica interior e das nossas necessidades mais profundas.
Lua Cheia em Câncer: o Lar Interior
Câncer é o domicílio lunar, o signo onde a Lua está em casa. Este é o signo do Zodíaco que está mais fortemente ligado aos altos e baixos das marés, às mudanças de fases do ciclo lunar e às mudanças energéticas e emocionais que ocorrem ao longo do dia e do mês.
Quando a Lua está em Câncer, estamos especialmente sintonizados com as mudanças relacionadas à energia, somos mais sensíveis ao que está acontecendo dentro de nós, ao nosso redor e com outras pessoas.
Chegando ao auge durante uma temporada de férias, esta Lua Cheia poderosa e emocional pode nos fornecer oportunidades para obter mais clareza sobre o que precisamos e sobre a ligação entre nossas experiências de infância e nossas respostas emocionais, nossas inseguranças e nossos medos.
Durante a temporada de Capricórnio, uma época do ano especialmente focada no cultivo da autodisciplina, na construção de nosso legado, no domínio da realidade espaço-temporal e no processo de manifestação, a Lua Cheia de Câncer nos lembra o valor de nos conhecermos emocionalmente, de nos nutrirmos bem, atendendo às nossas necessidades emocionais e tendo um sistema de apoio.
O Eixo Câncer-Capricórnio: Jornada de Maturação Emocional
Cada Lua Cheia implica um alinhamento Sol-Lua conhecido como oposição, um ângulo de 180º que ativa dois signos do Zodíaco opostos e complementares. A atual ativação do eixo Câncer-Capricórnio traz destaque para nossa jornada de amadurecimento emocional. Esses sinais são as duas faces da mesma moeda, duas energias que precisam uma da outra para serem desenvolvidas e expressadas plena, integral e conscientemente.
Através do eixo Câncer-Capricórnio aprendemos a encontrar harmonia entre regular nossas emoções de forma independente, cuidar de nós mesmos em momentos de sofrimento emocional e aprender a pedir ajuda e apoio, co-regulando com os outros. Estes sinais ensinam-nos a honrar tanto as nossas necessidades como as nossas responsabilidades: ajudam-nos a compreender o nosso passado, as nossas raízes e de onde viemos, convidam-nos a ser pais da nossa criança interior e a construir a nossa própria família. É através do eixo Câncer-Capricórnio que trabalhamos para construir uma sensação de segurança e proteção, tanto interna ou emocional quanto externa ou material.
Esses processos estarão em destaque na época desta Lua Cheia em Câncer, o que iluminará onde estamos em nossa jornada de amadurecimento emocional e pessoal. Os temas familiares e as relações familiares provavelmente serão uma área significativa de foco para muitos de nós neste momento. Temos a oportunidade de aprofundar a nossa consciência sobre o que a família significa para nós, o que a segurança significa para nós, como tentamos satisfazer as nossas necessidades e gerar segurança, e trabalhar para nos repararmos e estabelecermos um sentido de segurança interior.
Lua Cheia sextil Júpiter e trígono Saturno
A Lua Cheia de Câncer está formando dois alinhamentos harmoniosos, um sextil e um trígono, respectivamente com Júpiter em Touro e Saturno em Peixes. O sextil Lua-Júpiter reflete um aumento na nossa generosidade e otimismo e reforça a nossa capacidade de ter fé em nós mesmos, nos outros e na Vida. Este aspecto inspira-nos a abraçar uma perspectiva orientada para o crescimento sobre qualquer processo que possamos estar a passar e a confiar na forma como tudo está a desenrolar-se.
O trígono Lua-Saturno apoia nosso processo de maturação emocional, inspirando uma abordagem fundamentada e consciente para lidar com sentimentos desconfortáveis. Este aspecto facilita o processo de assumir a responsabilidade pela forma como lidamos com as nossas emoções e lembra-nos de sermos responsáveis pelas nossas ações e reações.
Mercúrio em conjunção com Marte e quadratura com Netuno
À medida que a Lua Cheia atinge o pico, estamos vivenciando uma configuração interessante envolvendo Mercúrio retrógrado e Marte, em conjunção em Sagitário, ambos em quadratura com Netuno em Peixes.
A quadratura Mercúrio-Marte-Netuno nos convida a sermos cautelosos sobre como comunicamos nossas opiniões, ideias e crenças. Como Mercúrio ainda está retrógrado, há mais possibilidades de experimentar mal-entendidos e falhas de comunicação neste momento, e a falta de informação pode não nos permitir ver o quadro completo ainda.
A conjunção Mercúrio-Marte em Sagitário pode alimentar confrontos ideológicos e indica uma tendência para um discurso rude, sem tato e impulsivo. Pode surgir um desejo egóico de provar que estamos certos e, nesta altura, é importante estarmos atentos para escolher as nossas batalhas com sabedoria e não nos entregarmos a conflitos desnecessários.
A ativação de Netuno adiciona mais nebulosidade e confusão ao quadro. Muitos de nós podemos sentir confusão mental e nos sentir desorientados neste momento; muitos podem achar difícil discernir entre o que é verdadeiro e real e o que é produto de sua imaginação.
Vênus em trígono com Netuno e Saturno em quadratura
Vênus também está bastante ativo na época desta Lua Cheia. A Deusa do Amor está viajando pelos últimos graus de Escorpião, em um trígono com Netuno nos últimos graus de Peixes, e se aproximando de uma quadratura com Saturno nos primeiros graus de Peixes.
A quadratura Vênus-Saturno nos convida a trabalhar questões relacionadas à autoestima e às dificuldades em receber amor, cuidado e carinho. É um convite para observar se somos levados a nos contentar com menos e a evitar pedir o que realmente precisamos e queremos. Este aspecto é também uma oportunidade para contemplar a nossa relação com a carência e a escassez, tanto financeira como de outra natureza, e perceber em que áreas da vida somos tentados a confiar numa mentalidade de escassez.
O trígono Vênus Netuno, por outro lado, aumenta nosso desejo de estar rodeado de beleza, harmonia e romance, enfatiza o valor da bondade e nos convida a nutrir nosso lado intuitivo e artístico. Este aspecto lembra-nos a nossa interligação com tudo e com todos, apoiando a nossa capacidade de empatia e compaixão.
Lua Cheia em Câncer: Tornando-se um Espaço Seguro
A Lua em Câncer precisa de conforto, cuidado, nutrição e espaço seguro. Ela precisa de lentidão, calor e contenção. Ela precisa se sentir segura para ser vulnerável. Ela precisa se sentir em casa. A Lua Cheia em Câncer nos oferece um convite para nos tornarmos o espaço seguro que desejamos ou buscamos externamente, um convite para nos tornarmos nosso próprio lar e nos conectarmos com a sensação de lar e segurança interior.
A Lua Cheia em Câncer termina o ano com um lembrete para darmos espaço às nossas emoções, honrarmos as nossas necessidades e prestarmos atenção à forma como nos relacionamos com o que representa segurança e proteção nas nossas vidas. Esta lunação oferece-nos oportunidades de observar a nossa relação tanto com a autorregulação como com a co-regulação e de perceber como estamos habituados a lidar e a expressar emoções desconfortáveis. A Lua Cheia em seu signo natal nos convida a nutrir-nos como gostaríamos que outros nos nutrissem ou tivessem nos nutrido no passado.
Neste momento, temos oportunidades de trabalhar nossos relacionamentos com nossos entes próximos, com nossa família, com nossas emoções e com nossa criança interior. Temos oportunidades de limpar a nossa casa interior, de limpar o nosso armário interior, de enfrentar os fantasmas do passado e libertar-nos das suas garras.
Dica de Cristal para Lua Cheia em Câncer: Larimar
Mercúrio ainda está retrógrado e Larimar é uma bela pedra para o chacra laríngeo, para ajudá-lo a se conectar com suas emoções durante a Lua cheia de Câncer e comunicá-las a partir do coração.
Este cristal raro da República Dominicana tem a cor das lindas águas do Caribe com qualidades muito calmantes para esta Lua Cheia aquosa. Traz calma e clareza para ajudá-lo a lidar e processar grandes emoções e aprender a crescer com elas.
Também conhecida como pedra da Atlântida, ela acalma temperamentos e emoções ardentes com serenidade e paz, suavizando a comunicação áspera ou áspera, ajudando você a se conectar com seu fluxo e refluxo interior e permitindo que sua natureza intuitiva e sensível o guie.
Sua previsão e guia completo de 2024 já estão disponíveis em nosso Horóscopo de 2024 ♥
❤️ LIKE & SHARE
Assine a nossa newsletter
Receba as últimas atualizações de astrologia, afirmações e brindes da equipe Moon Omens.
Você pode gostar...
Astrologia & Presságios
Temporada Aquário 2025: Redefinindo Comunidade & Individualidade