Luas Cheias: Convites para Celebrar Nosso Crescimento
Como o pico do ciclo lunar, as Luas Cheias simbolizam conclusão, maturação e culminação: são um momento para refletir sobre nossa jornada, celebrar nosso crescimento e honrar como estamos florescendo. As Luas Cheias nos oferecem uma oportunidade de compartilhar as recompensas de nossos esforços com os outros e aproveitar a beleza do que criamos, ao mesmo tempo em que nos convidam a liberar o que não precisamos mais ou o que não nos serve mais, pois a Lua começa a minguar nos próximos dias.
À medida que o ano civil chega ao fim, esta Lua Cheia nos oferece uma oportunidade poderosa de esclarecer o que queremos liberar antes do início de 2025 e abandonar apegos, ideias, crenças e maneiras de ser que não servem ao nosso bem maior.
Quando a Lua está diretamente voltada para o Sol, ela está totalmente iluminada, totalmente revelada: a luz da nossa consciência, simbolizada pelo Sol, brilha sobre o nosso mundo emocional e subconsciente, os reinos da Lua. A Lua rege as marés e os corpos d’água, e nossas emoções aumentam quando a Lua está Cheia: sentimentos que normalmente tentamos suprimir podem emergir fortemente em nossa consciência, e emoções que podemos estar acostumados a ignorar podem ondular como uma onda em nossa consciência e assumir o controle tanto de nossos sonhos quanto de nossa vida desperta.
Nesta época do mês, mais clareza tende a estar disponível para nós: mesmo que seja sensato esperar para tomar decisões, principalmente em questões que têm impacto emocional, mais informações geralmente estão acessíveis, especialmente quando estamos lidando com uma Lua Cheia em Gêmeos.
Lua Cheia em Gêmeos: a Última Lua Cheia de 2024
Durante a temporada de Sagitário, uma época do ano centrada em abraçar a autenticidade radical, seguir nossa intuição e focar no panorama geral, a Lua Cheia de Gêmeos nos lembra da importância de estarmos cientes do que está acontecendo bem debaixo do nosso nariz e não confundir uma crença com um fato. Enquanto o Sol em Sagitário nos encoraja a permanecer conectados com nossa verdade pessoal, a Lua em Gêmeos nos lembra que tudo é relativo e que nossa verdade não é a única verdade.
No signo de Gêmeos, a Lua Cheia é uma oportunidade de nos conscientizarmos de maneiras de pensar, perceber o mundo e nos comunicar que não servem ao nosso bem maior, que nos esgotam, nos enfraquecem e nos mantêm presos. A Lua Cheia de Gêmeos é um convite para aprofundar nossa compreensão de como nossa criação, educação e cultura continuam a moldar nossa mentalidade, visões de mundo e percepções. É uma oportunidade de lembrar que nossa mente deve ser uma ferramenta sobre a qual temos controle total, não algo que nos escraviza.
Lua Cheia em conjunção com Júpiter, quadratura com Netuno e quadratura com Saturno
A Lua em Gêmeos está amplamente em conjunção com Júpiter retrógrado, e tanto o Sol quanto a Lua estão em quadratura com Netuno em Peixes. A Lua Cheia e o Sol também estão em uma quadratura frouxa com Saturno em Peixes. Embora o orbe dessa quadratura seja de 10º, ainda podemos senti-la, principalmente porque Saturno e Júpiter estão prestes a aperfeiçoar sua quadratura pela segunda vez.
A conjunção entre a Lua Cheia e Júpiter amplifica nosso desejo de aprendizado, crescimento e expansão, e amplia a energia emocional que cerca esse evento. O regente tradicional de Sagitário e Peixes, Júpiter tem a ver com o desejo de buscar significado na vida, explorar novos horizontes e se conectar com um maior senso de propósito: nesta Lua Cheia, esse desejo estará na frente e no centro. Como Júpiter está retrógrado, nos sentiremos atraídos a reorientar nossa busca por significado enquanto questionamos nossas crenças existentes e quaisquer ideologias às quais possamos aderir ou nos identificar.
A quadratura entre o Sol, a Lua e Netuno em Peixes acrescenta uma sensação de confusão emocional, nebulosidade e insegurança em relação a quem somos, o que sentimos, o que pensamos e o que precisamos. É um aspecto que amplia exponencialmente nossa sensibilidade, bem como nosso desejo de escapar de emoções desconfortáveis e encontrar refúgio em fantasias, vícios ou outras estratégias de enfrentamento. Durante esses dias, estaremos extremamente sensíveis ao que está acontecendo no coletivo e às energias e emoções de outras pessoas.
A quadratura com Saturno nos lembra de permanecer comprometidos e dedicados ao que importa para nós. Também destaca áreas onde podemos experimentar inseguranças e baixa autoconfiança, traz nossa atenção para qualquer desejo de suprimir nossas respostas emocionais naturais e nos oferece uma oportunidade de refletir se tendemos a nos relacionar com a vida de um lugar de falta e escassez. Esse aspecto nos lembra da importância de assumir a responsabilidade pelos nossos sonhos e pelo que é preciso para torná-los realidade.