Lua Nova em Capricórnio: Um Convite para Reestruturar Nossas Vidas
As Luas Novas são oportunidades para recomeçar. Nesta época do mês, a Lua desaparece do céu noturno e fica invisível da nossa perspectiva. O convite é para nos voltarmos para o nosso interior e dedicarmos um tempo à introspecção para esclarecer nossas intenções, necessidades e desejos para o próximo ciclo lunar. Durante as próximas duas semanas, até a Lua Cheia, o ímpeto aumentará gradualmente: temos a oportunidade de agir de acordo com as intenções que definimos e gerar progresso em nossas vidas.
Na Lua Nova, o Sol e a Lua estão perfeitamente alinhados da nossa perspectiva na Terra: formam um ângulo de 0º, tecnicamente chamado de conjunção, unindo forças no mesmo grau do mesmo signo do Zodíaco. Esse alinhamento é um convite para plantar sementes, iniciar novos projetos e explorar novos caminhos e possibilidades. As Luas Novas são um tempo de renovação e iniciação, um momento para esclarecer como aspiramos investir nosso tempo e energia durante as próximas semanas.
No signo Cardinal Terra, Capricórnio, esta Lua Nova nos convida a redefinir o sucesso em nossos próprios termos, eliminar distrações e renovar a estrutura de nossa vida de uma forma que reflita nossos valores, aspirações e desejos atuais. É uma oportunidade para questionar o quanto nossa autoestima se baseia em nossas conquistas, produtividade ou imagem externa, e trabalhar na criação de uma vida onde nossa realidade interna e externa estejam em harmonia.
Lua Nova em Capricórnio: Preparando o Terreno
À medida que o ano começa a se desenrolar, a Lua Nova em Capricórnio nos oferece uma bela oportunidade para preparar o terreno para os meses que virão. Este é um convite para esclarecer nossas prioridades e nos orientar em direção ao que aspiramos construir nos próximos meses e anos. A energia de Capricórnio nos lembra de nos levarmos a sério, de levarmos nossos sonhos a sério e de assumirmos a responsabilidade de materializar nossas visões.
A Lua Nova em Capricórnio nos convida a uma nova relação com o tempo e nos pede para assumirmos a responsabilidade por como investimos nossa energia, pelas escolhas que fazemos e por como nossas ações presentes podem impactar nosso futuro. Destaca a importância da paciência, do esforço constante e da disposição para persistir mesmo quando o trabalho parece entediante e o progresso é lento.
Em vez de focar em metas e conquistas externas, esta Lua Nova nos encoraja a nos comprometermos a nos tornarmos a versão de nós mesmos capaz de criar e sustentar a realidade que sonhamos construir. Este evento nos convida a amadurecer, a alinhar nossas decisões diárias com nossas visões de longo prazo e a desenvolver uma nova relação com a responsabilidade, a disciplina e o comprometimento. É também uma oportunidade para percebermos se confundimos honrar nossos compromissos, nos responsabilizar e estabelecer limites com culpar ou punir a nós mesmos ou aos outros.
Lua Nova em conjunção com Marte, Mercúrio, Vênus e Plutão
A Lua Nova em Capricórnio está em conjunção com Marte e Mercúrio no signo, bem como com Vênus e Plutão nos primeiros graus de Aquário. A ativação de Marte, Vênus e Plutão continua a trazer à tona os relacionamentos, que já vinham sendo uma área de forte foco. Há poucos dias, Vênus, Marte e o Sol uniram forças em Capricórnio: essa configuração trouxe à tona dinâmicas antigas que não são mais sustentáveis, enfatizou o impacto presente do condicionamento passado em relação aos relacionamentos e nos convidou a reestruturar nossos padrões de relacionamento. Esses temas continuarão em destaque durante o próximo mês lunar.
Nos últimos dias, tivemos a oportunidade de fazer um inventário honesto de nossos relacionamentos e padrões de apego: agora, o convite é para começarmos ativamente a estabelecer novos relacionamentos, explorando novas maneiras de nos afirmarmos, estabelecermos limites e reestruturarmos as conexões existentes.
A proximidade de Plutão com a Lua Nova e sua conjunção precisa com Vênus em Aquário favorecem uma profunda transformação na forma como nos relacionamos uns com os outros. Isso destaca como o clima coletivo atual está remodelando nossas conexões com outras pessoas, nossos valores e nossa relação com dinheiro e recursos. Esses alinhamentos nos convidam a questionar dinâmicas de poder, apegos e valores ultrapassados, incentivando-nos a perceber onde o medo, a dependência ou a necessidade de controle estão determinando nossas escolhas. Em Aquário, Plutão e Vênus nos pedem para gravitar em direção a sistemas e comunidades não hierárquicas, autênticas e baseadas em um desejo compartilhado de apoiar o progresso e a evolução coletivos.
Mercúrio em conjunção com Marte, o Sol e a Lua Nova em Capricórnio destaca a importância de explorar novas formas de comunicação, novas formas de pensar e sermos mais intencionais ao lidar com conflitos e expressar nossos sentimentos, necessidades e desejos.