Em outubro 21, 06:11 PM —
Em 21 de Outubro de 2025, às 09h24, uma Lua Nova a 28º21’ de Libra fecha o portal do Eclipse e inicia um ciclo lunar focado na cura de feridas relacionais e na restauração da harmonia dentro de nós mesmos e em nossas conexões com os outros. Este evento nos convida a explorar novas maneiras de nos relacionar e nos oferece a oportunidade de obter uma nova compreensão da natureza dos padrões de relacionamento que se manifestam em nossas vidas.
A Lua Nova em Libra é particularmente significativa para pessoas nascidas com posicionamentos natais em signos Cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio). É mais provável que este evento traga novas pessoas para suas vidas ou alimente novos começos significativos em suas conexões existentes. Elas terão oportunidades de acessar novos insights sobre seus relacionamentos e fazer mudanças importantes em como eles se manifestam neles.
Restaurando a Harmonia
Com o fim da temporada de Libra, o Sol e a Lua se encontram nos últimos graus do signo de Balança. Antes do início da temporada de Escorpião, esta Lua Nova traz energia renovada para nossas vidas sociais e românticas e nos convida a descobrir novas maneiras de nos conectarmos com os outros.
As Luas Novas sempre marcam novos começos e nos pedem para plantar sementes e definir intenções para o futuro. Esta Lua Nova é particularmente significativa, pois é a primeira Lua Nova que não é um Eclipse desde o início da temporada de Eclipses. Por esse motivo, a Lua Nova em Libra fecha oficialmente o portal do Eclipse. Agora, avançamos para um novo capítulo, continuando a integrar as experiências que tivemos durante os Eclipses.
Em Libra, a Lua Nova traz renovação e novos começos para nossos relacionamentos e nos convida a explorar novas maneiras de nos relacionar, conectar e colaborar. O foco está em restaurar a reciprocidade, a cooperação e a harmonia. Ao longo do próximo mês lunar, teremos oportunidades de aprender a honrar tanto as nossas necessidades quanto as dos outros, sem perder o contato conosco mesmos no processo. Esta lunação nos incentiva a cultivar a harmonia, não evitando conflitos, mas nos mostrando honestamente, ouvindo com atenção e nos esforçando para encontrar o verdadeiro meio-termo.
Lua Nova em oposição a Quíron: Aprofundando nossa Jornada de Cura
A Lua Nova em Libra está em forte oposição a Quíron, em movimento retrógrado nos últimos graus de Áries. Essa oposição nos oferece uma oportunidade de obter uma consciência mais clara de como a dor do passado continua a impactar a maneira como nos apresentamos nos relacionamentos, as escolhas que fazemos e as pessoas que atraímos e pelas quais nos sentimos atraídos.
Quíron recebeu esse nome em homenagem ao curador e professor ferido da mitologia. Na Astrologia, esse corpo celeste está conectado a sentimentos de rejeição, vulnerabilidade e feridas que se abrem periodicamente ao longo de nossas vidas. Em última análise, Quíron nos ensina que nossas feridas contêm nosso remédio e que somente enfrentando, sentindo e abraçando nossa dor podemos acessar a sabedoria que dela advém.
Esta Lua Nova pode trazer à tona antigas histórias de abandono, rejeição ou traição, mostrando-nos como esses lugares não curados ainda moldam a maneira como nos relacionamos. Nesse período, podemos reconhecer onde inconscientemente recriamos antigas dinâmicas como uma forma de tentar curar o que um dia nos machucou.
Em Áries, Quíron destaca feridas que afetam nossa capacidade de nos afirmar, ser independentes, seguir nosso próprio caminho, expressar nossa raiva, ser decisivos e confiar em nós mesmos e em nossos instintos. O convite para nós neste momento é encarar nossa dor com ternura e cuidado, abrandar nossas defesas e alcançar um lugar de maior autoaceitação e autocompaixão.
Lua Nova em quadratura com Júpiter e Plutão
O Sol e a Lua Nova em Libra também estão em quadratura com Júpiter, nos últimos graus de Câncer, e Plutão retrógrado, nos primeiros graus de Aquário.
A quadratura com Plutão intensifica a carga emocional desta lunação, potencialmente expondo jogos de poder e dinâmicas de controle veladas. Este aspecto nos pede para nos tornarmos conscientes das necessidades, desejos e compulsões inconscientes que nos impulsionam dos bastidores e nos desafia a transformar a maneira como nos relacionamos com as nossas emoções e as dos outros, a fim de mudar padrões de relacionamento de longa data. Estamos sendo solicitados a nos apresentar nos relacionamentos a partir de um lugar de verdade, em vez de medo, e a reconhecer o esgotamento que deriva da dança das sombras entre as nossas partes feridas e as dos outros.
A ativação de Júpiter nos lembra de refletir se a nossa generosidade pode ser baseada em segundas intenções e nos pede para garantir que estamos doando a partir de uma posição bem fundamentada. Esta quadratura nos convida a observar como podemos tentar conquistar amor ou validação por meio da doação excessiva e nos encoraja a cultivar relacionamentos verdadeiramente honestos, recíprocos e nutritivos.
A Lua Nova em Libra faz parte de um Yod com Saturno, Netuno e Urano.
A Lua Nova em Libra faz parte de um Yod que envolve Saturno em Peixes, Netuno em Áries e Urano em Gêmeos, todos em quincúncio com o Sol e a Lua. Essa configuração rara e predestinada, também conhecida como “Dedo de Deus”, direciona nossa atenção para a Lua Nova em Libra como o ponto de maior estresse e potencial transformação.
Quincúncios são aspectos paradoxais que nos desafiam a reconciliar necessidades aparentemente contraditórias e incompatíveis. A ativação de Saturno pode trazer à tona culpa e obrigação, além do sentimento de que não podemos atender às nossas necessidades ou investir em nossa alegria se honrarmos nossas responsabilidades. O quincúncio com Netuno pode trazer à tona temas de sacrifício e trocas não recíprocas. Por volta desse período, podemos nos sentir tentados a abrir mão de nossos limites, nos entregar demais ou nos perder nas necessidades e expectativas dos outros. Enquanto isso, a ativação de Urano pode alimentar uma sensação de inquietação e tensão interna que não sabemos como resolver. Sentimos que algo precisa mudar radicalmente, mas ainda não conseguimos apontar exatamente o quê.
Além disso, Quíron está em oposição ao Sol e à Lua, criando o que é conhecido como Yod Bumerangue. Essa oposição nos ajuda a encontrar uma saída para a tensão que estamos vivenciando: estamos sendo solicitados a direcionar nosso foco para nossa jornada de cura e reconhecer como nossas feridas não curadas estão perpetuando ciclos de sofrimento.
Com o Sol e a Lua em Libra como o ponto focal de dois quincúncios, estamos sendo solicitados a nos conscientizar das maneiras como podemos sacrificar nossa autenticidade em prol de uma falsa sensação de conexão, ou se nossa busca por liberdade e independência pode impedir a formação de uma intimidade mais profunda. Seja qual for o lado do pêndulo para o qual somos atraídos a gravitar, estamos sendo solicitados a nos mover em direção a um maior equilíbrio.
Vênus está em Libra, separando-se de uma oposição a Netuno
Com o ápice da Lua Nova em Libra, Vênus, regente de Libra, também está em Libra, separando-se de uma oposição a Netuno nos primeiros graus de Áries. Como ela é a regente da Lua Nova, estudar a condição de Vênus nos ajuda a entender o significado deste evento e os temas que se desenrolarão durante o próximo ciclo lunar.
Nos últimos dias, a oposição Vênus-Netuno tem obscurecido nossa percepção e nossa capacidade de discernir o que é real do que é imaginário. O desafio para nós tem sido nos libertar de ilusões e fantasias que nos impedem de ver claramente as pessoas com quem nos relacionamos. Este alinhamento nos pede para reconhecer de que maneiras tendemos a projetar nossos sonhos e fantasias nos outros, retomar nossa projeção e aceitar a realidade como ela é, aceitar as outras pessoas como elas são e escolher como nos relacionar com elas a partir desse ponto de vista.
Lua Nova em Libra: Entrando em Relacionamentos Conscientes
Durante o próximo mês lunar, temos a oportunidade de abordar desequilíbrios em nossas vidas e relacionamentos e restaurar a verdadeira harmonia, paz e equilíbrio. Este é um momento para reconhecer onde dar e receber estão desalinhados e assumir a responsabilidade por nossa parte na cocriação das dinâmicas das quais participamos.
A Lua Nova em Libra é um convite para cultivar a justiça, a gentileza e o respeito mútuo, tendo em mente que não se trata de suprimir nossas necessidades ou evitar conflitos, mas sim de criar espaço para um diálogo mais honesto e uma conexão autêntica. Este evento pode abrir portas para uma cura relacional profunda, capacitando-nos a liberar padrões de controle, medo ou evitação e a adotar formas mais conscientes de nos relacionar.
Os Rituais da Lua Nova em Libra (Jornal & Meditação Guiada) estão disponíveis como parte de nossa Assinatura de Experiência Completa, juntamente com horóscopos mensais e muito mais – esta é a melhor maneira de apoiar nosso trabalho e existência, e se comprometer com seu próprio autodomínio ♥ Obrigado ♥