Astrologia & Presságios
Marte em Aquário 2026: A Coragem de Ser Diferente
Em janeiro 23, 03:13 AM —
Em 23 de Janeiro de 2026, às 06h17, Marte deixa Capricórnio e entra em Aquário, onde permanecerá até 2 de Março. Até lá, temos a oportunidade de abraçar a coragem de sermos diferentes e seguir na direção que nos chama. Marte em Aquário nos convida a sermos rebeldes com uma causa e nos leva a questionar se nossos desejos são realmente nossos ou simplesmente resultado de condicionamentos passados.
A entrada de Marte em Aquário é especialmente relevante para pessoas com posicionamentos pessoais em signos Fixos (Touro, Leão, Escorpião e Aquário). Essas pessoas sentirão um forte desejo de afirmar sua independência, buscar mais liberdade e questionar estruturas, normas e regras que percebem como limitantes. Elas terão oportunidades de perseguir objetivos que reflitam suas visões autênticas e seguir seu caminho único.
Marte de Capricórnio a Aquário: Questionando a Natureza dos Nossos Desejos
Batizado em homenagem ao deus mitológico da guerra, Marte, na Astrologia, é o planeta associado à forma como iniciamos, agimos, nos afirmamos e buscamos o que desejamos. Os trânsitos do Planeta Vermelho nos informam sobre mudanças coletivas em nosso estilo de afirmação, agressividade, iniciativa e busca pelo que queremos.
Tradicionalmente regente de Áries e Escorpião, Marte é considerado exaltado em Capricórnio. Neste signo Cardinal de Terra, as qualidades de Marte se expressam com determinação e resiliência. Seu recente trânsito por Capricórnio nos ofereceu a oportunidade de agir consistentemente em nossas visões de longo prazo, aprimorar nossas habilidades de liderança e investir nossa energia na construção do nosso legado.
À medida que Marte entra no signo fixo de Ar, Aquário, temos a oportunidade de explorar impulsos não convencionais, abraçar a coragem de sermos diferentes e observar os impulsos que nos movem a partir de uma perspectiva não julgadora. Este trânsito nos desafia a questionar a natureza dos nossos desejos. É um convite para nos perguntarmos se nossos desejos são realmente nossos ou meramente um reflexo da maneira como fomos programados, um reflexo daquilo que fomos condicionados a querer, uma consequência do nosso passado e das nossas experiências.
Marte em Aquário 2026: Rebeldes com uma Causa
A entrada de Marte em Aquário traz consigo uma onda de energia revolucionária, inovadora e rebelde que se manifestará tanto em nossas vidas pessoais quanto no cenário coletivo. Enquanto Marte transita pelo signo do Aguadeiro, temas sociais e políticos provavelmente ganharão destaque.
Este trânsito alimenta nosso desejo de romper com estruturas obsoletas, desafiar a autoridade e questionar normas e regras sociais: Marte em Aquário nos motiva a nos rebelarmos contra a injustiça, os abusos de poder e tudo aquilo que limita nossa liberdade. Coletivamente, essa combinação de energias pode se manifestar em um aumento de movimentos sociais que desafiam o status quo e em uma maior consciência de que estamos todos interconectados e que, se nos unirmos, temos o poder de gerar mudanças significativas em nível social.
Durante as próximas semanas, teremos oportunidades de praticar a implementação da inovação de maneiras intencionais e estratégicas, em vez de sermos rebeldes e disruptivos por puro capricho. Este trânsito é uma oportunidade para garantir que sejamos rebeldes com uma causa, que estejamos canalizando nossa energia de forma consciente e construtiva, que estejamos assumindo a responsabilidade por nossas ações e decisões e considerando seu potencial impacto sobre os outros.
Marte em aspecto com Plutão, Quíron e Urano
Durante sua jornada por Aquário, Marte cruzará Plutão neste signo, fará um sextil com Quíron em Áries e uma quadratura com Urano em Touro. A conjunção Marte-Plutão, exata em 27 de Janeiro, pode marcar pontos de virada significativos em questões sociais e políticas globais, bem como em nossas vidas pessoais. Esse alinhamento traz à tona conflitos não ditos e dinâmicas de poder, oferecendo-nos oportunidades de recuperar nossa autonomia em áreas onde nos sentimos impotentes para promover mudanças. Nessa época, podemos sentir uma onda de raiva, e pode ser mais fácil agir de maneiras destrutivas e desproporcionais à situação em que nos encontramos. O convite para nós será o de lidar com nossa raiva e expressá-la intencionalmente, garantindo que estejamos respondendo ao presente e não ao passado.
Em 22 de Fevereiro, Marte em Aquário forma um sextil com Quíron em Áries. O sextil Marte-Quíron pode facilitar experiências de cura e nos ajudar a acessar a coragem e a motivação necessárias para gerar progresso em áreas onde nos sentimos estagnados. Esse alinhamento apoia o trabalho de cura relacionado ao estabelecimento de limites, à afirmação de nós mesmos e à busca do que desejamos sem pedir desculpas.
Marte forma uma quadratura perfeita com Urano em Touro em 27 de Fevereiro. Este é um alinhamento volátil e imprevisível. Por um lado, nos impulsiona a nos individualizarmos, a seguirmos nosso caminho pessoal e a nos libertarmos das restrições que nos impedem de fazê-lo. Por outro lado, pode alimentar a tendência de tomar decisões repentinas e destrutivas, que podem ser abruptas, chocantes ou desnecessariamente disruptivas. Por esse motivo, por volta da época da quadratura exata entre Marte e Urano, é aconselhável evitar tomar decisões impulsivas e mudanças drásticas no calor do momento.
Marte em Aquário em 2026: a Coragem de Ser Diferente
Em Aquário, Marte nos motiva a abraçar a coragem de sermos diferentes, a nos libertarmos da necessidade de nos conformarmos ao status quo e a desafiarmos os limites do que acreditamos ser possível. Marte em Aquário é uma oportunidade para entrarmos em contato mais profundo com nosso rebelde interior e canalizarmos essa energia de forma consciente, direcionando-a para a inventividade, a inovação e a experimentação.
Este trânsito é um convite para canalizarmos intencionalmente o impulso revolucionário, alinhando nossas ações com o futuro que vislumbramos e assumindo a responsabilidade de fazer nossa parte para implementar as mudanças coletivas que desejamos ver.
Essa combinação de energias é uma oportunidade para nos libertarmos das reações automáticas que regem nossas vidas e reconhecermos quando estamos agindo por hábito ou reatividade emocional. Em Aquário, Marte nos convida a nos afastarmos de ações impulsivas e egocêntricas e a nos aproximarmos de escolhas mais intencionais e conscientes que considerem nossa interconexão com os outros.