Retrógrados Planetários e seu Significado mais Profundo
De um ponto de vista Astronômico, os retrógrados planetários são ilusões de ótica que acontecem devido a uma mudança aparente na direção daquele corpo celeste da nossa perspectiva na Terra. A Astrologia é baseada no estudo dos corpos celestes vistos da Terra, de uma perspectiva geocêntrica: por esse motivo, os retrógrados têm um forte significado simbólico.
Na Astrologia, os retrógrados planetários são vistos como oportunidades para internalizarmos nosso foco e aprofundarmos nossa reflexão em torno de nosso relacionamento com a energia do planeta envolvido. Em vez de fazer negócios como de costume e seguir em frente com a inércia, o convite para nós é fazer perguntas melhores antes de tomar decisões. Portanto, os retrógrados têm o potencial de acelerar nosso crescimento e apoiar nossas jornadas de descondicionamento e individuação.
Vários corpos celestes estão atualmente em aparente movimento retrógrado: além de Marte em Leão, Mercúrio em Sagitário, Júpiter em Gêmeos, Urano em Touro e Quíron em Áries também estão retrógrados, e Netuno em Peixes vai ficar direto em algumas horas, em 7 de Dezembro. Isso sugere que estamos experimentando uma forte atração para ir para dentro, para nos movermos lentamente, para priorizar ser, sentir e refletir em vez de fazer, produzir e seguir em frente. O convite para nós é passar mais tempo contemplando por que tomamos certas decisões e por que experimentamos certos desejos e não outros.
Marte retrógrado: Explorando a Natureza dos Nossos Desejos
A energia de Marte é afiada, direta e progressiva. Um planeta Yang, masculino, Marte é um empreendedor, atraído para moldar seu próprio caminho e se mover na direção de seus impulsos e desejos. O regente de Áries e também o regente tradicional de Escorpião, Marte na Astrologia tem a ver com como obtemos o que queremos, como iniciamos algo e como nos afirmamos. Quando retrógrado, a energia de Marte é internalizada e direcionada para dentro em vez de para fora, o que pode parecer estranho devido à própria natureza deste planeta.
Marte fica retrógrado aproximadamente uma vez a cada dois anos por um período de 58 a 81 dias. Este é um retrógrado raro, um que não estamos tão acostumados a vivenciar: por esse motivo, muitos de nós podemos nos sentir frustrados como se estivéssemos dirigindo e o carro à nossa frente de repente diminuísse a velocidade sem motivo aparente.
Marte retrógrado é um momento de reflexão sobre a natureza dos nossos desejos e nossa relação com eles. É uma oportunidade de questionar por que agimos da maneira que agimos, por que tomamos as decisões que tomamos, por que sentimos certos impulsos e desejos e por que nos relacionamos com eles da maneira que fazemos. Este trânsito nos convida a ter certeza de que agimos deliberada e intencionalmente, em vez de seguir cegamente nossos impulsos e repetir comportamentos habituais. Marte retrógrado é um convite para passar mais tempo considerando como desejamos investir nossa energia e força vital, e como e em que direção aspiramos canalizar nossa vontade.
Marte retrógrado em Leão: Compreendendo o que nos move
Leão é o signo conectado à expressão plena do Self. Um signo Fixo de Fogo, Leão rege a criatividade, a autorrealização pessoal, o romance e a busca pela alegria. Leão governa o coração, literal e metaforicamente, simbolizando coragem, generosidade e a capacidade de liderar com autenticidade e paixão.
Em Leão, o trânsito retrógrado de Marte é uma oportunidade de aprofundar nossa compreensão do que realmente nos move, nos motiva e nos faz sentir vivos. É uma oportunidade de passar mais tempo refletindo antes de agir, passar mais tempo questionando nossos desejos e passar mais tempo tentando entender por que agimos, reagimos e respondemos da maneira que fazemos.
Este trânsito nos desafia a nos perguntar o quanto do que fazemos é motivado por um desejo de significância pessoal, visibilidade e reconhecimento externo e nos encoraja a garantir que o que fazemos e criamos também seja gratificante para nós em um nível de Alma e a serviço de algo maior do que nossos interesses pessoais e nosso ego.