Saturno em Áries: Autodomínio & Autoliderança
Nomeado em homenagem ao deus mitológico do Tempo, Saturno, na Astrologia, tem a ver com a realidade tridimensional, espaço-temporal, com a cristalização da forma e com os sistemas, normas e regras que estruturam nossa realidade. Governando nossos ciclos de maturação, envelhecimento e a lei de causa e efeito, Saturno tem a ver com o trabalho lento e consistente necessário para construir algo duradouro. Este é o último corpo celeste que podemos ver a olho nu e marcou o limite percebido do Sistema Solar por muito tempo: juntamente com os famosos anéis que circundam o planeta, isso reflete sua correlação Astrológica com limites.
Em 24 de Maio, Saturno fez sua primeira entrada em Áries desde 1999. A energia de Áries tem tudo a ver com instinto, imediatismo e ação: ela inicia, incendeia, move-se sem premeditação. No primeiro signo do Zodíaco, a energia de Saturno pode restringir ou bloquear nosso impulso natural de agir e fazer, e corresponde à sensação de ter um pé no freio e o outro no pedal. Durante seu período em Áries, Saturno nos desafia a dominar nossos instintos e impulsos, reconhecer quando é hora de agir e quando é hora de esperar e desenvolver uma relação mais madura com a raiva e a autoafirmação.
O trânsito de Saturno em Áries é uma oportunidade para dominar nossa vontade e desenvolver mais autoliderança. A próxima entrada do planeta em Áries será em 13 de Fevereiro de 2026, e Saturno permanecerá lá até 12 de Abril de 2028.
Saturno retrógrado: Reestruturando nossa Vontade
Enquanto retrógrado, Saturno nos convida a ter clareza sobre o que aspiramos construir, com o que estamos nos comprometendo e quais responsabilidades estamos dispostos a assumir. A mudança de movimento de Saturno é uma oportunidade para redefinir nossa relação com nossa vontade, autoridade, responsabilidade e comprometimento, refletir sobre as estruturas em vigor em nossas vidas e reestruturar o que não funciona mais.
Com Saturno retrógrado, podemos enfrentar atrasos ou encontrar resistência se tentarmos continuar avançando ou construindo sem uma avaliação adequada de nossas intenções e motivações. O convite para nós é encerrar assuntos pendentes e garantir que estamos agindo em alinhamento com nossos verdadeiros valores e com nossa autoridade interior, em vez de nos conformarmos com valores e expectativas externas.
A mudança de movimento de Saturno é um convite para desacelerar e refletir cuidadosamente sobre o que aspiramos construir antes de continuar a agir. Este trânsito é um lembrete para garantir que sabemos o que queremos, para onde estamos indo e o que estamos fazendo antes de seguir em frente.
Em 1º de Setembro, Saturno deixa Áries e retorna a Peixes. Saturno permanecerá em movimento retrógrado até 27 de Novembro de 2025, estacionando direto a 25º de Peixes. A parte final da jornada de Saturno pelo signo de Peixes nos oferecerá a oportunidade de encerrar assuntos inacabados e revisitar temas cármicos não resolvidos que surgiram nos últimos meses e ainda não foram concluídos.
Conjunção da Fase Balsâmica Saturno-Netuno
Saturno retrógrado em conjunção com Netuno: ambos os planetas continuarão em conjunção da fase balsâmica até Fevereiro de 2026 e logo retornarão retrógrados para Peixes, onde permanecerão até Fevereiro e Janeiro de 2026, respectivamente.
As conjunções da fase balsâmica carregam energia semelhante à da fase escura ou balsâmica do ciclo lunar, os três dias e meio que antecedem a Lua Nova: isso significa que os dois planetas estão completando seu ciclo, uma jornada que começou em 1989, e a energia gira em torno de encerramentos, finais e desapego.
Este alinhamento nos pede para liberar fantasias e ilusões que não podem ser ancoradas na realidade e destruir estruturas que não têm mais propósito ou significado. Saturno e Netuno iniciarão seu novo ciclo em 20 de Fevereiro de 2026. Até lá, estamos vivenciando o encerramento de um capítulo coletivo: algo grande está terminando e precisamos deixá-lo ir, sentindo cada emoção que o acompanha.
Saturno e Netuno também estão em quadratura com Júpiter em Câncer. Essa configuração está exacerbando a luta entre nosso desejo de expandir e crescer e a necessidade de contrair e fechar ciclos antes de podermos seguir em frente. Estamos sendo solicitados a aceitar a realidade de nossas limitações atuais, honrar o tempo da vida e continuar cultivando nossa fé enquanto fazemos o que podemos com o que está disponível agora.