Astrologia & Presságios
Eclipse Lunar da Lua Cheia em Peixes: Liberte-se das Ilusões
Em setembro 14, 10:57 PM —
Em 17 de Setembro, 23h45, vivenciamos uma Super Lua Cheia e um Eclipse Lunar Parcial a 25º47` de Peixes, em conjunção com Netuno, o regente moderno do signo, um convite para nos rendermos à Verdade, juntarmo-nos ao fluxo da Vida, liberar nosso apego às ilusões e navegar por finais e transições com fé.
Este evento é especialmente significativo para aqueles nascidos com posicionamentos natais em torno dos 25º dos signos Mutáveis (Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes). O Super Eclipse Lunar da Lua Cheia em Peixes oferece a eles oportunidades de deixar de lado o que não os serve mais, abrir espaço para novos começos e se realinhar com seu verdadeiro caminho.
Temporada de Eclipses: Portal da Mudança
Duas vezes por ano, os Eclipses revolucionam nossos mundos interno e externo. A temporada de Eclipses é um momento de mudanças rápidas e inesperadas, repletas de oportunidades imprevistas de transformação, saltos quânticos e avanços. Ao aumentar a pressão e o desconforto, os Eclipses nos empurram para crescer mais rápido do que normalmente faríamos, liberar algo que não nos serve mais, atualizar nossas vidas e incorporar um novo nível de consciência. Este é o primeiro Eclipse desta temporada e o primeiro em Peixes desde 2017.
Astronomicamente, os Eclipses acontecem quando o Sol e a Lua se juntam ou se opõem enquanto estão próximos dos Nodos Lunares, os pontos que marcam a intersecção da órbita da Lua com a Eclíptica, o caminho aparente do Sol nos céus de nossa perspectiva na Terra. Os Nodos Lunares, também chamados de Eixo Nodal, são dois pontos opostos no espaço que geralmente viajam em movimento retrógrado, sempre exatamente opostos um ao outro.
Pontos de destino, carma e mudanças predestinadas, quando os Nodos são ativados por Eclipses, portas abrem e fecham de maneiras surpreendentes, pessoas entram e saem de nossas vidas, o que não se alinha mais com nosso propósito pode acabar abruptamente e novas oportunidades aparecem, aparentemente do nada.
Eclipses Lunares: Oportunidades para Fechar Ciclos
Eclipses Lunares são Luas Cheias supercarregadas que trazem uma poderosa energia de liberação, limpeza e conclusão. Essas são oportunidades potentes para fechar ciclos, fazer mudanças radicais em nossas vidas e liberar nosso apego a algo que nos retém e nos mantém estagnados.
Durante um Eclipse Lunar, a Lua é parcial ou totalmente coberta pela sombra da Terra. Este Eclipse Lunar é parcial, o que é menos intenso do que um total: a Lua não será completamente coberta, pois o alinhamento entre as luminárias e o Eixo Nodal não é estreito.
Enquanto uma Lua Cheia traz à tona algo previamente desconhecido, oculto ou incerto, iluminando o que precisamos saber e reconhecer, enquanto a Lua está eclipsada, podemos ter problemas para identificar claramente o que estamos realmente sentindo, o que precisamos e o que está acontecendo conosco emocionalmente. No entanto, temos uma oportunidade de aprofundar nossa introspecção e ganhar novos insights sobre questões emocionais não resolvidas.
Super Eclipse Lunar da Lua Cheia em Peixes: Renda-se à Verdade
Peixes é o décimo segundo e último signo da roda do Zodíaco, o lugar de onde viemos e para onde estamos indo, onde tudo termina e começa. Um signo mutável de Água, Peixes nos ensina a nos render, a abrir mão do controle, a confiar no fluxo da Vida e nos tornar um com ela. Peixes está conectado à Verdade com V maiúsculo, à Verdadeira natureza da realidade e ao que deve Ser, apesar de nossos desejos, preferências e resistências. À medida que completamos nossa jornada pelos doze signos, o senso de identidade que formamos ao longo dos onze estágios anteriores se dissolve e nos tornamos, mais uma vez, um com tudo o que existe.
Quando um Eclipse Lunar ocorre no último signo do Zodíaco, a energia de conclusão e encerramento é exponencialmente ampliada. Grandes mudanças estão acontecendo e este evento está nos pedindo para entregar nosso apego a resultados, objetivos e ambições e acolher em vez disso o que é Verdadeiro, o que a Vida tem reservado para nós.
O Eclipse Lunar em Peixes nos convida a dar uma olhada no que está acabando em nossas vidas e como estamos nos relacionando com isso: é uma oportunidade de prestar atenção em como navegamos nas transições e em como nos sentimos quando chega a hora de fechar um capítulo, mas ainda não temos ideia do que vem a seguir.
Eclipse Lunar em Conjunção com o Nodo Norte: Abrindo Espaço para o Novo
Os Nodos Lunares têm importância fundamental tanto na Astrologia Védica quanto na Evolutiva. Na Astrologia Evolutiva, o Nodo Sul Lunar tem a ver com tendências, padrões e comportamentos habituais que tendem a nos manter presos ao passado, perpetuando ciclos familiares. Este ponto nos informa sobre nossos talentos existentes e dons naturais: é uma energia que conhecemos bem e também um lugar em que tendemos a ficar presos. Referido como Ketu, na Astrologia Védica o Nodo Sul é associado ao desapego, ao carma passado e aos insights espirituais. O Nodo Sul Lunar está em Libra desde Julho de 2023 e entrará em Virgem em Janeiro de 2025.
Na Astrologia Evolutiva, o Nodo Norte Lunar está associado à nossa direção evolutiva coletiva e detém a chave para equilibrar a atração do Nodo Sul. O Nodo Norte nos impulsiona a explorar, crescer e nos desafiar. Conhecido como Rahu, na Astrologia Védica esse ponto também está conectado à ganância, ao materialismo e à obsessão pelo sucesso mundano. O Nodo Norte agora está viajando nos primeiros graus de Áries e entrará em Peixes em Janeiro de 2025.
Este Eclipse Lunar em Peixes em conjunção com o Nodo Norte em Áries nos convida a liberar o que nos impede de seguir em frente, a fechar ciclos que nos impedem de crescer e deixar o passado para trás. Um prelúdio para a próxima entrada do Nodo Norte em Peixes, este evento enfatiza a necessidade de se render ao fluxo, abandonar os cobertores de segurança e permitir que os finais abram espaço para novos começos.
Super Lua Cheia em conjunção com Netuno: Presentes e Desafios de uma Sensibilidade Aumentada
À medida que o Eclipse Lunar acontece, a Lua Cheia está em conjunção com o regente moderno de Peixes, Netuno. Netuno é o planeta associado ao impulso de transcender a experiência humana e se conectar com algo maior do que nós mesmos. Nomeado em homenagem ao Deus mitológico do Mar, o regente moderno de Peixes está completando seu trânsito por seu domicílio e agora está em movimento retrógrado a 28º35′ do signo.
A conjunção entre a Lua Cheia e Netuno, simultaneamente se opondo ao Sol em Virgem, destaca os presentes e os desafios de navegar por uma sensibilidade, empatia e consciência aumentadas do que está acontecendo com os outros e em nosso ambiente. A ativação de Netuno apaga os limites entre nós e o mundo, abrindo as portas da percepção, afinando o véu entre o pessoal e o coletivo, o consciente e o inconsciente.
Nessa época, é mais fácil acessar níveis mais profundos de intuição e desbloquear dons psíquicos. No entanto, essa energia também pode ser percebida como confusa e avassaladora, principalmente se acharmos difícil permanecer aterrados e centrados em nós mesmos e discernir o que é nosso do que não é.
A ativação de Netuno também sugere que teremos chances de nos tornarmos conscientes das ilusões e delírios em torno dos quais temos moldado nossas vidas sem saber, acreditando erroneamente que são verdadeiras. Este Eclipse trará experiências desiludidas para alguns de nós, como uma forma de nos redirecionar para o nosso Verdadeiro caminho.
Adira à Experiência Completa, receba mensalmente tudo o que criamos para si e apoie o nosso trabalho: horóscopos mensais, ferramentas de rituais de lua cheia e lua nova, jornais, meditações e muito mais! ♥
Sol e Lua em quadratura com Júpiter: Liberando Crenças Limitantes
O Sol em Virgem e a Lua em Peixes estão em quadratura com o regente tradicional de Peixes, Júpiter, agora transitando a 20º de Gêmeos. Quadraturas são ângulos que indicam tensão, atrito e conflito entre partes de nossa personalidade com diferentes necessidades e desejos.
As quadraturas de Júpiter com o Sol e a Lua podem exacerbar a luta entre nossa necessidade de ter tudo sob controle, cuidar de todos os detalhes e entender racionalmente o que está acontecendo e o convite para seguir nossa intuição e confiar na vida que este Eclipse traz. O planeta do crescimento, otimismo e excesso, o envolvimento de Júpiter amplia nosso desejo de crescer e aprender, nos desafiando a reconciliar o espiritual e o intuitivo com o prático e o racional.
Este Eclipse nos pede para liberar nosso apego a crenças, visões de mundo e filosofias que não nos servem mais e nos desafia a confrontar verdades desconfortáveis.
Eclipse Lunar da Lua Cheia em Peixes: Jornada pelo Tempo
Para obter mais insights sobre o propósito do que estamos vivenciando no presente, particularmente quando se trata de finais e transições, é útil embarcar em uma jornada pelo tempo e prestar atenção em como algo começou.
Este Super Eclipse Lunar da Lua Cheia em Peixes marca a conclusão de um ciclo de seis meses que começou em 10 de Março de 2024, com uma Lua Nova em Peixes, também em conjunção com Netuno. Agora estamos colhendo os frutos do que começamos naquela época, vendo os resultados de nossos esforços e testemunhando a manifestação de nossas intenções. É um momento poderoso para olhar para trás e prestar atenção ao que está se desenrolando para nós, o que criamos e o que estamos prontos para liberar.
Este também é o primeiro Eclipse em Peixes desde o último ciclo de Eclipses no eixo Virgem-Peixes, entre 2015 e 2017: refletir sobre o que aconteceu em nossas vidas durante esses anos pode nos oferecer insights valiosos e chaves para navegar neste Eclipse e nos próximos no próximo ano.
Em última análise, o Eclipse Lunar em Peixes nos traz um convite para nos rendermos a um plano superior e nos alinharmos com o tempo da Vida em vez de forçar nosso tempo e agenda na vida. Este Eclipse nos lembra de confiar no desenrolar natural dos eventos e nos encoraja a nos permitir ser guiados por nossa intuição.