No dia 21 de Junho, às 22h07, vivenciaremos a primeira de duas Luas Cheias em Capricórnio, acontecendo a 1º06’ do signo, logo após a entrada do Sol em Câncer. Este evento, juntamente com outra Lua Cheia em Capricórnio, ilumina onde estamos em nossa jornada de amadurecimento pessoal, espiritual e emocional. A Lua Cheia em Capricórnio nos oferece a oportunidade de tomar consciência de como, neste momento, somos obrigados a amadurecer, crescer e assumir responsabilidades. Também nos oferecerá oportunidades de ver como o condicionamento internalizado ainda nos impacta, restringindo-nos e impedindo-nos de nos conectarmos com a nossa essência.
A Lua Cheia de Capricórnio é particularmente impactante para aqueles de nós que nascemos com planetas ou ângulos nos primeiros graus dos signos Cardeais: Áries, Câncer, Libra, Capricórnio; ou nos últimos graus dos signos Mutáveis: Gêmeos, Virgem, Sagitário, Peixes. É provável que estes indivíduos experimentem novas realizações sobre si próprios e sobre o seu caminho: poderão encontrar oportunidades para fazer mudanças significativas e obter uma compreensão mais clara de como a Vida lhes pede que amadureçam.
Lua Cheia em Capricórnio: Maturação Emocional
Estamos na metade do atual ciclo lunar: as Luas Cheias marcam o ponto médio do mês lunar e representam um momento de culminação e conclusão. Quando a Lua está cheia, ela forma um ângulo de 180º com o Sol da nossa perspectiva na Terra. Na Astrologia, esse tipo de alinhamento é tecnicamente conhecido como oposição e está relacionado à polarização, à tensão dinâmica e à sensação de ser puxado em duas direções opostas.
Nesta época do mês, a luz do Sol, a luz da nossa consciência, ilumina totalmente a Lua, associada ao nosso mundo subconsciente e emocional. Mais clareza está disponível para nós e temos oportunidades de acessar novos insights e realizações, compreendendo algo anteriormente incerto ou obscuro.
As Luas Cheias trazem à tona a tensão dinâmica entre as duas energias opostas e complementares de dois signos do Zodíaco e nos pedem para observar como equilibramos e harmonizamos essas forças aparentemente contrastantes. Neste mês e no próximo, a polaridade Câncer-Capricórnio está no centro das atenções. Também referido como eixo familiar, tanto Câncer como Capricórnio estão ligados ao nosso passado, à nossa educação e à forma como fomos programados ou condicionados pela nossa cultura, pela nossa sociedade e pela nossa família de origem. A polaridade Câncer-Capricórnio se correlaciona com a nossa jornada de amadurecimento pessoal e emocional e com a forma como criamos condições de segurança em nossas vidas, tanto emocionais quanto materiais.
Lua Cheia em Capricórnio: Desmontando Estruturas Internas Desatualizadas
Câncer é governado pela Lua: ambos estão conectados à nossa criança interior e aos nossos arquétipos de mãe interior, com a forma como fomos nutridos por nosso cuidador principal e como somos mães e nutrimos a nós mesmos. Capricórnio e seu regente Saturno estão, em vez disso, conectados à nossa figura paterna interior e às partes adultas de nossa psique, que estão conectadas ao nosso relacionamento com nosso pai ou principal figura de autoridade de nossa educação, e à forma como saímos para o mundo e afirmamos nossa presença.
Por esta razão, o eixo Câncer-Capricórnio tem muito a ver com o nosso estilo autoparental, e esta Lua Cheia em Capricórnio, juntamente com a próxima, facilitará novos insights sobre como somos pais e mães e nos oferecerá oportunidades para veja o que funciona e o que não funciona, o que precisa mudar e o que precisa de atualização.
Capricórnio corresponde à natureza do condicionamento que internalizamos e como isso criou estruturas internas que nos mantêm limitados e desconectados da nossa verdadeira essência. Este evento é uma oportunidade para tomar consciência de quais estruturas precisam ser desmanteladas e quais estruturas precisam ser criadas para apoiar o nosso crescimento e evolução, bem como a nossa saúde emocional.
Como esta Lua Cheia acontece no 1º de Capricórnio, um grau muito inicial, indica que estamos apenas começando a acessar um novo nível de consciência que se aprofundará progressivamente durante o período entre esta Lua Cheia e a próxima, que ocorrerá no último grau de Capricórnio.
A próxima Lua Cheia, que acontecerá a 29º de Capricórnio em 21 de Julho, representa a conclusão de uma jornada de amadurecimento pessoal e coletivo profundamente conectada com o trânsito de Plutão por Capricórnio, que começou em 2008. Plutão a 0º de Aquário estará em conjunção com a Lua Cheia de julho em Capricórnio, facilitando uma compreensão nova e objetiva do que precisa ser desmontado, destruído e transformado.
Sol e Lua em quadratura com Netuno
O Sol e a Lua Cheia estão em quadratura com Netuno a 29º de Peixes. Netuno está no último grau de Peixes e da roda do Zodíaco há várias semanas e ficará retrógrado lá em 2 de Julho. A localização atual de Netuno está conectada com o sentimento generalizado de liminaridade, fechamento e confusão que estamos experimentando. Um ciclo está a terminar e não sabemos o que vem a seguir: temos consciência de que algo grande está a mudar, mas não conseguimos apontar completamente o que é esta transição ou que direção tomar.
Na época da Lua Cheia de Capricórnio, esses sentimentos estarão em destaque. A ativação de Netuno indica uma sensação mais forte de que as coisas estão prestes a mudar dramaticamente, bem como uma sensibilidade mais forte ao que está acontecendo ao nosso redor e no coletivo. As quadraturas entre Netuno, o Sol e a Lua oferecem-nos oportunidades de tomar consciência de onde podemos precisar de melhores limites, onde pode ser necessário mais discernimento da nossa parte e se fomos excessivamente ingênuos ou enganados pelos nossos sentimentos.
Lua Cheia oposta a Vênus e Mercúrio
A Lua Cheia a 1º de Capricórnio também está em oposição a Vênus e Mercúrio em Câncer. Essa configuração nos lembra de estar atentos à diferença entre o que precisamos e o que desejamos, o que é necessário e o que é agradável, o que pensamos que precisamos e o que realmente precisamos. A oposição entre a Lua e Vénus, em particular, oferece-nos oportunidades de perceber se podemos ser excessivamente indulgentes ou se estamos presos a algum tipo de vício emocional.
A oposição Lua-Mercúrio destaca a tensão entre lógica e emoções, entre o que é racional e o que não é, e entre o que pensamos e o que sentimos. Esta oposição oferece-nos uma oportunidade de ganhar consciência do que precisa de mudar na forma como percebemos, pensamos e expressamos as nossas emoções, convidando-nos a refinar as nossas capacidades de comunicação e lembrando-nos de aceitar que, mesmo que percebamos algo como irracional, ainda assim pode ter valor e ser válido.
Estes alinhamentos chamam a nossa atenção para a forma como nos relacionamos com questões emocionais e relacionais, expõem padrões de dependência e co-dependência e sublinham a importância de sermos capazes de discernir um facto de um sentimento.
Lua Cheia em Capricórnio: Assumindo a Responsabilidade por Nossas Emoções
A Lua Cheia em Capricórnio representa uma oportunidade para refletir sobre como somos pais e encontrar mais harmonia entre priorizar o autocuidado, a vida pessoal e dar espaço às nossas emoções, e priorizar nossos compromissos sociais e responsabilidades profissionais no mundo. Este evento é uma oportunidade para tomarmos consciência de como fomos condicionados a nos relacionarmos com as nossas emoções, a nossa vulnerabilidade e a nossa necessidade de cuidado e ternura.
A Lua está tradicionalmente debilitada em Capricórnio, pois está em casa no signo oposto de Câncer: este é um convite para observar de que forma estamos acostumados a não honrar nossas emoções e quais mensagens recebemos de nossa cultura, sociedade ou família em torno da expressão emocional, que ainda é frequentemente associada à fraqueza. Nesta altura, temos a oportunidade de ver de que forma reprimimos as nossas emoções, tentamos ser fortes quando nos sentimos vulneráveis ou assustados, ou tentamos continuar com as nossas vidas normalmente quando algo nos afeta emocionalmente e a nossa criança interior precisa de nossa atenção e cuidado.
A Lua Cheia de Capricórnio é um convite para praticarmos manter espaço para nossas emoções e assumir a responsabilidade por nossas emoções e nossos gatilhos, em vez de colocar a culpa externamente. Assumir a responsabilidade pelas nossas emoções também pode significar permitir que elas sejam vistas e testemunhadas: se estamos habituados a esconder, ignorar ou suprimir as nossas emoções, curar e restaurar o equilíbrio pode exigir permitir que outros reservem espaço para nós. Este evento é uma oportunidade de amadurecer emocionalmente, reconhecendo o que está desequilibrado na nossa relação com as emoções e avançando em direção ao extremo oposto do espectro, a fim de restaurar a harmonia.
Adira à Experiência Completa, receba mensalmente tudo o que criamos para si e apoie o nosso trabalho: horóscopos mensais, ferramentas de rituais de lua cheia e lua nova, jornais, meditações e muito mais! ♥
Dica de Cristal para Lua Cheia em Capricórnio: Jet
Esta pedra preta leve é feita de madeira antiga petrificada que foi formada sob extrema pressão, o que a torna uma combinação perfeita para ajudar a lidar com as mudanças internas e a pressão interna que esta Lua Cheia em Capricórnio pode trazer. Jet é sinônimo da robusta atemporalidade da energia Capricorniana. É ancorador e estabilizador para ajudá-lo a permanecer emocionalmente forte, mesmo em momentos de estresse, transição e crescimento interior.
Também é uma boa escolha para ajudá-lo a liberar crenças e padrões de comportamento que podem estar impedindo você de se sentir estável e seguro dentro de si mesmo. Ele absorverá e dissipará quaisquer energias densas e pesadas. Use o Jet para ajudá-lo a liberar e ancorar os velhos padrões emocionais decadentes e os hábitos tóxicos aos quais você está se apegando, permitindo que eles se tornem adubo para um novo crescimento.
É também uma excelente pedra para nutrir a responsabilidade emocional e o amadurecimento, aproveitando a energia Saturniana de Capricórnio para trazer mais estabilidade ao mundo Canceriano dos nossos sentimentos interiores. Pode ajudá-lo a olhar para suas emoções com lentes mais racionais e práticas, agindo como uma jangada para evitar que você se afogue quando as águas de seus sentimentos se tornarem insuportáveis. Segure o Jet em suas mãos sempre que precisar ganhar mais terreno na vida e ampliar seu senso de autoestima e segurança interior.
Feliz Lua Cheia em Capricórnio!
❤️ LIKE & SHARE
Assine a nossa newsletter
Receba as últimas atualizações de astrologia, afirmações e brindes da equipe Moon Omens.
Você pode gostar...
Astrologia & Presságios
Previsão Astrológica Outubro 2024: Avanços & Pontos de Ruptura