Lua Nova em Câncer: o Lar Interior
As Luas Novas são o início do ciclo lunar: representam um convite para plantar novas sementes e definir intenções claras para as próximas semanas. Na Lua Nova, o Sol e a Lua unem-se no mesmo grau do mesmo signo do Zodíaco, formando um ângulo de 0º a partir da nossa perspectiva na Terra, um alinhamento tecnicamente denominado conjunção. Este mês, os luminares se encontram no domicílio lunar, signo Cardeal, Yin e Água de Câncer, trazendo-nos um convite para renovar nossa relação com nossas emoções, nossa vulnerabilidade e nossas necessidades.
A Lua Nova em Câncer inicia um ciclo lunar focado no aprofundamento de nosso autoconhecimento emocional e na consciência de nossas necessidades essenciais. Este evento nos oferecerá oportunidades para refinar nossa capacidade de sermos mães de nós mesmos e de nossa criança interior, de reconhecer o que precisamos e de encontrar um melhor equilíbrio entre dar e receber apoio, nutrição e cuidado.
A Lua Nova de Câncer vai trazer os holofotes para nossas vidas pessoais, nossas vidas interiores, nossas vidas emocionais, bem como para a dinâmica doméstica e familiar que precisamos abordar ou cuidar, talvez de uma maneira completamente nova. A Lua Nova em seu signo natal nos convida a fortalecer nossa capacidade de acessar nossa intuição e nos lembra do valor de dar espaço às nossas emoções, de deixar nossas emoções fluírem, de sentar-nos com nossas emoções sem julgá-las, sem racionalizá-las e sem anexar uma história a eles.
Este evento nos lembra a importância de ter acesso à autointimidade e à autoconexão, a um sentimento de lar dentro de nós mesmos. A Lua Nova de Câncer nos inspira a criar nossa definição única de lar e a nos conectar com uma sensação de segurança que é interna, e não dependente de circunstâncias e situações externas.
Lua Nova em Quadratura com os Nodos Lunares
O Sol e a Lua em Câncer estão em quadratura com o Nodo Norte em Áries e o Nodo Sul em Libra. Os Nodos da Lua representam o ponto de intersecção entre a órbita da Lua e a Eclíptica, o caminho aparente do Sol da nossa perspectiva. Enquanto o Nodo Sul representa de onde viemos, com o que estamos familiarizados, nosso carma, bem como padrões e ciclos repetitivos nos quais ficamos presos, o Nodo Norte representa a maneira de equilibrar as tendências existentes, quebrar ciclos de compulsão e inconsciência, e evoluir tanto emocional quanto espiritualmente.
Os planetas em quadratura com os Nodos da Lua oferecem-nos oportunidades de ganhar consciência de feridas de desenvolvimento, lugares onde ficamos repetidamente presos, lugares onde estamos de alguma forma congelados no tempo, pois o nosso processo de maturação emocional e psicológica foi interrompido no início, ou numa vida anterior. Na Astrologia Evolutiva, os planetas que formam quadratura com os Nodos Lunares são referidos como “etapas ignoradas” e apontam para energias que precisam de ser totalmente integradas e incorporadas para que possamos avançar na nossa jornada evolutiva.
A quadratura entre a Lua Nova de Câncer e os Nodos Lunares sugere que, nos próximos dias e semanas, teremos oportunidades de tomar consciência de como nossas experiências passadas ainda estão impactando nossas ações, comportamentos e respostas emocionais no momento presente. Teremos oportunidades de ver de que forma ainda dependemos de mecanismos de defesa automáticos ou de compensação excessiva pelas feridas do passado, pelo que nos faltou ou pelas necessidades não satisfeitas da nossa infância. Essa configuração indica que teremos oportunidades de completar ciclos que foram interrompidos e desenvolver um novo relacionamento com partes jovens e vulneráveis de nós mesmos, bem como com necessidades e emoções que rejeitamos ou repudiamos no passado.
Lua Nova em conjunção com Vênus, trígono Saturno, sextil Marte
A Lua Nova de Câncer acontece em ampla conjunção com Vênus em Câncer, sextil Marte em Touro e trígono com Saturno em Peixes. Todos esses são aspectos harmônicos que indicam uma fácil conexão, fluxo e mistura entre as energias dos corpos celestes envolvidos.
Ambos os planetas relacionais estão em aspecto harmonioso com o Sol e a Lua, o que sugere que estamos entrando em um mês de apoio em todos os assuntos de relacionamento. Nossa necessidade de conexão, amor e intimidade provavelmente estará em destaque durante esse período. Nestes dias e semanas, teremos oportunidades de melhorar a nossa capacidade de partilhar os nossos sentimentos e pedir o que precisamos, e de desenvolver ainda mais a nossa capacidade de ouvir as necessidades e sentimentos das outras pessoas com empatia e compreensão.
A ativação de Saturno indica que as oportunidades para ganhar consciência de como precisamos amadurecer continuarão disponíveis, especialmente na época da próxima Lua Cheia de Capricórnio, a segunda no signo. Nos próximos dias, teremos oportunidades de nos aprofundarmos nos nossos processos de maturação emocional e relacional e de ganharmos uma nova consciência da raiz dos padrões e dinâmicas que continuam a surgir nas nossas conexões com os outros.