Astrologia & Presságios
Marte em Capricórnio: Desejo & Responsabilidade
Em janeiro 6, 05:59 PM —
Em 4 de Janeiro,11h58, Marte deixa Sagitário e entra em Capricórnio, signo onde é tradicionalmente considerado exaltado. Marte permanecerá em Capricórnio até 13 de Fevereiro, oferecendo-nos um convite para assumirmos a responsabilidade pelos nossos desejos, ao mesmo tempo que apoia a nossa resistência, determinação e perseverança, e nos inspira a questionar a nossa relação tanto com o fracasso como com o sucesso.
Esta mudança é mais relevante para aqueles de nós que nascemos com posicionamentos pessoais em signos Cardeais e especialmente para os indivíduos com Marte natal em Capricórnio, que experimentarão o seu retorno a Marte. Aqueles que são pessoalmente impactados por este trânsito têm oportunidades de ter mais consistência, resistência e vontade de trabalhar nas suas visões de longo prazo. Eles são convidados a adquirir mais consciência daquilo que aspiram construir e manifestar e do trabalho necessário para transformar as suas visões em forma tangível.
Marte viaja de Sagitário a Capricórnio: Construindo Bases Para os Próximos Anos
Na Astrologia, Marte é o planeta correlacionado com o impulso de ir atrás do que queremos, de tomar iniciativa e de começar algo desconhecido. Um arquétipo masculino Yang, Marte está conectado com nossa fisicalidade, nossos desejos conscientes e nosso estilo de autoafirmação. Os trânsitos de Marte refletem mudanças em nossos níveis de energia, na forma como expressamos a raiva e em nossa orientação em relação a começar algo novo e seguir caminhos desconhecidos.
A viagem de Marte através de Sagitário ampliou o nosso desejo de liberdade, aventura e exploração espontânea da vida. Esse trânsito nos inspirou a estar mais ansiosos para correr riscos e mais dispostos a tentar atividades desconhecidas, sem medo do fracasso ou do autojulgamento. Este trânsito ofereceu-nos a oportunidade de observar como buscamos a liberdade e incentivou a reflexão sobre o que a liberdade significa para nós. Marte em Sagitário convidou-nos a aprofundar o nosso compromisso de aparecer autenticamente na vida e inspirou-nos a libertar-nos de crenças limitantes que nos impedem de expressar com ousadia a nossa natureza verdadeira e espontânea.
Em Capricórnio, Marte expressa as suas qualidades de forma estruturada, resiliente e prática: esta combinação de energias incentiva a automotivação e a autodeterminação. Este trânsito apoia a nossa resistência e perseverança: enquanto Marte estiver aqui, queremos criar algo tangível e duradouro com o nosso tempo e energia. Estamos preparados para o longo prazo e inspirados para construir bases sólidas que podem durar muitos anos.
Assumindo a Responsabilidade por Nossos Desejos
Enquanto Marte estiver em Capricórnio, é mais fácil sermos disciplinados e práticos na hora de expressar a nossa vontade e ir atrás do que desejamos. Temos acesso a mais resistência, força de vontade e capacidade para esforços consistentes. A jornada de Marte através de Capricórnio oferece-nos um convite para assumirmos a responsabilidade pelos nossos desejos e nos comprometermos com o trabalho necessário para manifestar os nossos sonhos e visões na realidade do espaço-tempo.
No entanto, durante este trânsito, é fundamental perguntar-nos por que fazemos o que fazemos e por que queremos o que queremos. É crucial avaliar as verdadeiras motivações por trás das nossas aspirações e ambições, as verdadeiras intenções por trás do nosso desejo de alcançar algo, ser alguém ou chegar a algum lugar. Marte em Capricórnio nos incentiva a ter intimidade com nós mesmos e com nossos verdadeiros desejos e a aprofundar nossa consciência do condicionamento que internalizamos, para garantir que não trabalhemos duro para alcançar algo que nunca desejamos verdadeiramente.
Este é um momento interessante para observar se, no fundo, queremos algo por uma questão de status, pelo desejo de sermos vistos pela sociedade de uma determinada maneira, ou para acessar o poder ou autoridade que acompanha um determinado papel social. A viagem de Marte através de Capricórnio é uma oportunidade para reflectir sobre como a nossa ideia de sucesso e a nossa relação com a autoridade, a responsabilidade e o poder foram distorcidas pela programação social, cultural, religiosa ou familiar.
Marte em aspecto com Saturno, Júpiter e Quíron
Durante sua jornada por Capricórnio, Marte se alinhará com Saturno e Netuno em Peixes, Júpiter e Urano em Touro, Quíron em Áries e os Nodos Lunares em Áries e Libra.
O sextil Marte-Saturno já está ativo e será exato em 9 de Janeiro. Este aspecto é um motivador poderoso que amplia nossa capacidade de sermos autodisciplinados, pacientes e trabalharmos consistentemente em nossas visões e aspirações.
O trígono Marte-Júpiter será exato em 12 de Janeiro. Este trígono harmônico com a Terra nos concede acesso a mais energia e força de vontade, bem como mais confiança para manifestar nossos sonhos e visões em realidade. O trígono Marte-Júpiter apoia nossa coragem e inspira nossa fé, bem como nossa disposição de correr riscos para seguir nossas paixões e criar algo significativo, algo autêntico.
Em 25 de Janeiro, Marte em Capricórnio forma quadratura com Quíron em Áries. A quadratura Marte-Quíron nos oferecerá oportunidades para curar feridas que nos impedem de nos afirmar e de ir atrás do que desejamos com confiança. Este aspecto traz à tona feridas, medos e conflitos internos ligados à nossa relação com a energia masculina e à nossa capacidade de incorporá-la, independentemente do nosso sexo. A quadratura Marte-Quíron nos convida a criar espaço para trabalhar na integração de experiências passadas que nos impedem de confiar em nossos instintos e em nossa força.
Marte em aspecto com Urano, Netuno e os Nodos Lunares
Em 28 de Janeiro, Marte aperfeiçoa uma quadratura com os Nodos Lunares em Áries e Libra. Esta configuração traz à tona a necessidade de abordar etapas de desenvolvimento ignoradas e oferece-nos oportunidades para confrontar questões não resolvidas e conflitos internos que cercam a nossa relação com o desejo, a sexualidade, o instinto, a raiva e a masculinidade. Por esta altura, as experiências e acontecimentos cármicos poderiam dar-nos oportunidades de desvendar e examinar a nossa relação com a raiva, a agressão e a sexualidade, bem como qualquer impulso para suprimir a sua expressão natural.
Em 29 de Janeiro, Marte em Capricórnio faz trígono com Urano em Touro. O trígono Marte-Urano apoia o nosso desejo de experimentar e inovar, estimulando a nossa criatividade e o nosso desejo de liberdade de expressão. Este alinhamento aumenta o dinamismo geral e a inquietação intelectual, inspirando-nos a brincar e a criar com a mente aberta.
Marte forma um sextil com Netuno em Peixes em 7 de Fevereiro. O sextil Marte-Netuno nos inspira a alinhar nossas ações com nossos verdadeiros valores e nos convida a garantir que nossa missão, que o que estamos construindo tenha um propósito que vai além da gratificação do ego. Estes dias são um momento poderoso para investir mais tempo e energia em nossa prática espiritual e trabalho espiritual.
Marte em Capricórnio: abraçando os fracassos como experiências de aprendizagem
A entrada de Marte em Capricórnio traz um impulso de energia prática, fundamentada e empreendedora. Este trânsito estimula-nos a fazer as coisas, a pôr as coisas em movimento e a começar a construir, tijolo a tijolo, o que nos sentimos chamados a criar, sem desanimar com o tempo que pode levar para vermos os resultados dos nossos esforços.
Como Capricórnio é um signo Cardeal e Marte também é um planeta Cardeal, a partir de agora temos acesso a uma poderosa energia de iniciação. As próximas semanas, e especialmente após a Lua Nova de Capricórnio, em 11 de Janeiro, são um momento muito favorável para iniciar novos empreendimentos, iniciar novos projetos, assumir novos riscos e trilhar novos caminhos.
Mencionamos anteriormente que este é um momento para examinar nossa relação com o sucesso e também é um momento para observar nossa relação com o fracasso. Marte em Capricórnio convida-nos a questionar as nossas crenças sobre o fracasso, que significado atribuímos ao fracasso e o que o fracasso representa para nós, e pergunta-nos de que forma o medo do fracasso pode estar a impedir-nos de perseguir os nossos verdadeiros desejos. Durante esse período, somos encorajados a praticar ver qualquer fracasso ou revés percebido como um trampolim, como uma oportunidade de aprendizado e como uma experiência necessária em nosso caminho rumo à maestria.
Dica de Cristal para Marte entra em Capricórnio: Quiastolita
Esta pedra Capricorniana de ancoragem ajuda a equilibrar e harmonizar o chakra raiz, trazendo estabilidade e força em todos os níveis. A Quiastolita pode ajudá-lo a aproveitar sua confiança e perseverança para manter o curso e seguir em frente enquanto Marte transita por Capricórnio.
Essa energia traz à tona nosso desejo de alcançar e construir algo duradouro, e a quiastolita pode ajudá-lo a fazer exatamente isso, com calma e segurança, por meio de perseverança e fé dedicadas. Esta é uma ótima pedra para aumentar sua autodisciplina e autopropriedade, para que você possa usar esse trânsito para assumir a responsabilidade pelo que deseja criar em sua vida e agir de acordo com os objetivos de longo prazo que possui. Este é o catalisador perfeito para nos lançar na realização deste novo ano.
Se o calor Marciano começar a aumentar e você se sentir frustrado, irritado ou impaciente, a quiastolita também ajuda nisso, ancorando a intensidade do seu fogo interior, trazendo uma ressonância energética calma, constante, paciente e protetora para ajudá-lo a se sentir seguro e em paz dentro de você.
Sua previsão e guia completo de 2024 já estão disponíveis em nosso Horóscopo de 2024 ♥