Astrologia & Presságios
Mercúrio em Capricórnio: o Peso Das Palavras
Em janeiro 14, 04:27 PM —
Em 13 de Janeiro, 23h50, Mercúrio continua sua fase pós-sombra e entra em Capricórnio pela segunda vez, lembrando-nos que as palavras têm um peso, convidando-nos a ser responsáveis por nossas escolhas de comunicação e a discernir sabiamente os pensamentos que temos.
Mercúrio iniciou originalmente seu retrocesso em Capricórnio em 13 de Dezembro. Sua segunda entrada no signo nos oferece a oportunidade de obter mais clareza e consciência sobre temas e questões que começaram a se desenrolar durante o trânsito anterior de Mercúrio por Capricórnio, que ocorreu entre os dias 1 e 23 de Dezembro. Mercúrio permanecerá em Capricórnio até 5 de Fevereiro.
Este trânsito é especialmente relevante para as pessoas nascidas com posicionamentos em signos Cardeais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio). Aqueles de nós mais fortemente impactados pela viagem de Mercúrio através de Capricórnio são mais propensos a experimentar uma mudança significativa na sua percepção da realidade, a encontrar informações anteriormente desconhecidas e a participar em conversas transformadoras e reveladoras.
A fase pós-sombra de Mercúrio: Percepções e Revelações Transformadoras
Mercúrio, o planeta associado à mente racional, à aprendizagem indutiva, às viagens de curto prazo e ao comércio, retrocede três a quatro vezes por ano, e o seu movimento aparente para trás dura aproximadamente três semanas. Na Astrologia, Mercúrio tem a ver com a linguagem, com a nossa capacidade de articular e verbalizar o que se passa nas nossas cabeças de uma forma que seja compreensível para os outros, e com a nossa capacidade de ouvir e compreender o que os outros nos comunicam.
Mercúrio esteve em movimento retrógrado de 13 de Dezembro a 1º de Janeiro, e esse período retrógrado começou quando Mercúrio atingiu o 8°29′ de Capricórnio. Até Mercúrio atingir novamente 8°29` de Capricórnio, ainda estamos vivenciando as consequências do retrógrado, navegando em um tempo tecnicamente conhecido como fase pós-sombra. A fase pós-sombra trata da integração dos insights que adquirimos durante o retrógrado, uma oportunidade de fazer ajustes em nossas vidas que refletem a forma como nossas perspectivas e percepções mudaram.
Mercúrio está agora viajando pela terceira vez nos primeiros graus de Capricórnio, os graus que percorreu antes e durante o retrógrado. Como o período retrógrado já terminou, temos oportunidades para uma melhor compreensão do que aconteceu durante o retrógrado e oportunidades para esclarecer quaisquer mal-entendidos que tenham acontecido.
A fase pós-sombra do recente ciclo retrógrado de Mercúrio dura até 20 de Janeiro, uma data particularmente potente este ano. No dia 20 de Janeiro, tanto o Sol quanto Plutão entram em Aquário, trazendo uma intensa mudança energética que nos convida a um salto quântico em direção ao futuro. O convite para nós, neste momento, é incorporar a versão evoluída de nós mesmos. Por volta desta data, há uma maior probabilidade de vivenciarmos revelações, avanços e pontos de viragem que aceleram a nossa evolução. As visões e ideias que emergem têm o potencial de transformar as nossas vidas de formas inesperadas e inimagináveis.
Mercúrio em aspecto com Saturno, Júpiter, Marte e Quíron
Durante sua jornada por Capricórnio, Mercúrio se alinhará com Saturno e Netuno em Peixes, Marte em Capricórnio, Júpiter e Urano em Touro, Quíron em Áries, os Nodos Lunares em Áries e Libra.
Em 18 de Janeiro, Mercúrio forma um sextil com Saturno em Peixes, o planeta que rege Capricórnio. Mercúrio e Saturno já se alinharam duas vezes, em 1º e 21 de Dezembro. Este alinhamento nos convida a questionar como trazemos nossas visões para a terra e exploramos novas abordagens quando se trata da manifestação de nossas ideias na forma. O sextil Mercúrio-Saturno apoia todas as atividades que exigem organização e estratégia e nos inspira a manter a nossa palavra e combinar o que dizemos com o que fazemos.
Mercúrio forma um trígono com Júpiter em Touro pela terceira vez em 19 de Janeiro. Mercúrio e Júpiter já se alinharam em 8 e 18 de Dezembro. Os trígonos Mercúrio-Júpiter têm nos inspirado a ampliar nossos horizontes mentais, investir em nossas jornadas de aprendizado e desafiar nossas crenças e suposições. Este último alinhamento entre os dois planetas aumentará a nossa inspiração intelectual e provavelmente facilitará avanços e uma nova compreensão daquilo que temos aprendido e estudado.
Em 26 de Janeiro, Mercúrio forma quadratura com Quíron em Áries, e em 27 de Janeiro, Mercúrio cruza Marte em Capricórnio: atualmente, vamos experimentar uma conjunção Mercúrio-Marte em quadratura com Quíron. Essa configuração chama nossa atenção para os desafios de autoafirmação e comunicação e nos oferece oportunidades de observar como tendemos a afirmar nossas opiniões, ideias e desejos. Embora nossas mentes e nossa fala estejam energizadas, teremos oportunidades de praticar a comunicação de forma assertiva e diplomática. Seremos capazes de trabalhar as inseguranças que afetam a nossa capacidade de partilhar os nossos pensamentos com confiança e clareza e que afetam a nossa capacidade de confiar e afirmar os nossos desejos.
Mercúrio em aspecto com Urano, os Nodos Lunares e Netuno
Em 28 de Janeiro, Mercúrio aperfeiçoa uma quadratura com os Nodos Lunares e um trígono com Urano em Touro, enquanto ainda está em conjunção com Marte e em quadratura com Quíron. A quadratura de Mercúrio com os Nodos Lunares destaca bloqueios cármicos e de desenvolvimento conectados com experiências de sentimento de silenciamento que impactaram nossa capacidade de falar por nós mesmos. As oportunidades de cura e de aprofundar a nossa consciência surgem: a ativação de Urano, apoiando a nossa objectividade e movimento em direcção ao futuro, aumenta as possibilidades de avanços e ajuda a nossa libertação das cadeias do passado.
Em 2 de Fevereiro, Mercúrio forma um sextil com Netuno em Peixes. Este alinhamento inspira-nos a misturar canais de comunicação lineares e não lineares, facilita a expressão poética e artística e apoia a nossa capacidade de transmitir os nossos sentimentos e ideias de forma abstrata. O sextil Mercúrio-Netuno nos lembra o valor da comunicação com bondade, aumenta nossa capacidade de sermos empáticos com os outros e nos ajuda a ver o mundo através de seus olhos.
Mercúrio em Capricórnio: o Peso das Palavras
O trânsito de Mercúrio por Capricórnio é uma oportunidade para continuar o processo de reestruturação mental que começou com o retrógrado e para aprofundar a nossa capacidade de sermos disciplinados mentalmente. Esta combinação de energias favorece os nossos esforços para obter domínio sobre os nossos padrões de pensamento e inspira-nos a desenvolver uma relação nova e mais fortalecedora com a voz do nosso crítico ou juiz interior.
Mercúrio em Capricórnio também nos lembra que as palavras têm poder, as palavras têm peso, as palavras têm impacto: este trânsito convida-nos a sermos responsáveis pelas palavras que escolhemos, pelo tom de voz que usamos, pela forma como transmitimos a nossa mensagem, e também pelas palavras que não dizemos.
Estes dias são também um momento poderoso para refletir sobre a nossa relação com o silêncio e observar quando nos sentimos levados a silenciar-nos, quando nos sentimos atraídos pela autocensura e quando, pelo contrário, falamos demais, falamos desnecessariamente, falar sem intenção ou consciência. O recente retrógrado de Mercúrio através de Capricórnio e Sagitário ofereceu-nos oportunidades para refletir sobre os nossos hábitos de comunicação, sobre as nossas crenças e sobre os nossos padrões de pensamento, e agora temos oportunidades de praticar o que aprendemos nas últimas semanas e fazer mudanças alinhadas com os conhecimentos que obtivemos.
Dica de Cristal para Mercúrio em Capricórnio: Ônix Azul
Ônix é uma pedra Capricorniana de ancoragem e força e, em azul, traz essas qualidades para a garganta e a mente, auxiliando na comunicação clara e fundamentada e ajudando a alinhar suas palavras com seus atos. Isso a torna a pedra perfeita para aproveitar a energia de Mercúrio em Capricórnio, para trazer ordem ao pensamento caótico ou confuso e integridade às suas palavras.
Um cristal calmante para trazer calmaria, paz e paciência à sua comunicação durante esse trânsito, o ônix azul ajuda a ancorar e proteger o chacra laríngeo para que você possa se expressar com facilidade, confiança e clareza. Ele se conecta tanto à Terra quanto aos Éteres, ajudando você a se conectar com a sabedoria cósmica e trazê-la para o seu corpo, onde ela pode ser expressada e atuada.
O ônix azul pode ajudá-lo a superar lutas e dificuldades do passado e sair da mentalidade de vítima para a autorresponsabilidade. Ajuda você a superar a dor antiga e a reter as lições aprendidas com ela, ao mesmo tempo que se abre para uma nova maneira de ser. Use-o para ajudá-lo a superar o passado e fazer escolhas sábias para o seu futuro enquanto pensa sobre seus objetivos de longo prazo e o legado que deixará durante esse trânsito.
Sua previsão e guia completo de 2024 já estão disponíveis em nosso Horóscopo de 2024 ♥