Retrógrados: Oportunidade de Refletir, Reavaliar e Reconectar
A Astrologia ocidental é baseada no estudo dos movimentos planetários como eles são vistos de nossa perspectiva na Terra. Retrógrados acontecem quando um planeta parece desacelerar gradualmente, ficar parado e começar a se mover para trás por algum tempo, antes de parar novamente e lentamente retomar o movimento para frente a partir daí. Isso se deve a mudanças na velocidade do planeta e sua relação com a órbita da Terra.
Mesmo que os planetas não estejam realmente se movendo para trás, os retrógrados têm um significado simbólico claro. Quando um corpo celeste está parado, diz-se que está estacionário e está mais perto da Terra do que o normal, portanto, sua energia é sentida mais intensamente. Este é um momento para desacelerarmos, fazermos uma pausa e respirarmos enquanto olhamos ao redor. Em vez de seguir a inércia ou seguir em frente no piloto automático, somos convidados a reservar um tempo e observar o que está acontecendo, tanto interna quanto externamente, e nos perguntar para onde estamos indo e por quê.
A fase retrógrada de um planeta é um momento para lidar com questões não resolvidas do passado, cuidar de negócios inacabados e refletir sobre o que aconteceu nas semanas e meses anteriores, quando o planeta estava direto. É uma oportunidade de dar um passo para trás e passar mais tempo olhando para dentro em vez de para fora, reconectando-nos conosco mesmos e com nossas verdadeiras intenções e motivações. Por esse motivo, os planetas retrógrados contribuem para acelerar nossa evolução, bem como nossas jornadas de individuação e descondicionamento.
Mercúrio retrógrado em Virgem: Redefinindo a Saúde
O planeta da comunicação, aprendizado e resolução de problemas, Mercúrio recebeu esse nome em homenagem ao mensageiro mitológico, trapaceiro e patrono dos viajantes. Na Astrologia, Mercúrio rege Gêmeos e Virgem. O signo de Virgem está conectado ao lado Yin de Mercúrio, que é direcionado para dentro, em direção à auto-observação e autocompreensão. O lado Yin de Mercúrio também está associado à organização das informações que já possuímos e ao processo de discernir o que é útil ou relevante e o que não é.
Mercúrio agora está retrógrado estacionário em Virgem: esta é uma oportunidade de prestar mais atenção aos detalhes, refletir sobre nossos padrões de pensamento habituais e fazer perguntas mais profundas. Em Virgem, Mercúrio é naturalmente focado internamente e altamente atraído pela autoanálise e auto-observação. O período retrógrado de Mercúrio enfatiza essas qualidades, aguçando nossa capacidade de autorreflexão e entender o que precisa ser refinado, redefinido e reestruturado em nossa mentalidade, estilo de comunicação e percepção da realidade.
Este trânsito é uma oportunidade de prestar mais atenção em como nossos corpos se comunicam conosco e renovar nossa maneira de nos relacionar com nossa saúde, pensar sobre saúde e cuidar de todas as dimensões de nossa saúde e bem-estar.
Mercúrio retrógrado em conjunção com Vênus em Virgem
Em 7 de Agosto, Mercúrio retrógrado cruza Vênus nos primeiros graus de Virgem. Seu alinhamento representa um convite para refletir sobre nossos hábitos de comunicação em nossos relacionamentos passados e presentes. Esta conjunção traz oportunidades para ter conversas pendentes sobre assuntos passados, reformular nossas percepções de eventos passados e renovar a maneira como pensamos sobre amor, relacionamentos e questões financeiras.
A conjunção entre Mercúrio retrógrado e Vênus ressalta a importância do discernimento, particularmente em nossas vidas românticas, sociais e financeiras. Seu alinhamento nos inspira a reavaliar, repensar e redefinir como nos comunicamos e nos conectamos com os outros, ao mesmo tempo em que nos ajuda a reconhecer como nossas experiências externas nos dão informações sobre nosso relacionamento conosco mesmos e nosso diálogo interno. A conjunção retrógrada Mercúrio-Vênus nos desafia a renovar como pensamos sobre relacionamentos e facilita uma nova compreensão da dinâmica que se manifesta em nossas interações.