Da temporada de Gêmeos à de Câncer: Da Cabeça ao Coração
A jornada do Sol através da roda do Zodíaco ilumina a nossa relação com cada signo que ele transita, oferecendo-nos oportunidades de ganhar mais consciência de nós mesmos e da forma como nos relacionamos com os outros e com o mundo que nos rodeia.
Durante a temporada de Gêmeos, o foco estava em nossa relação com a curiosidade, o aprendizado e nosso ambiente imediato. Tivemos a oportunidade de adquirir uma consciência mais clara dos nossos hábitos de comunicação e pensamento, de como falamos connosco próprios e com os outros, e do impacto dos pensamentos que estamos habituados a entreter. A temporada de Gêmeos trouxe à tona como nos relacionamos com nossas mentes e como esse relacionamento impacta e repercute em todas as outras áreas de nossas vidas.
À medida que o Sol se move de Gêmeos para Câncer, logo depois de Mercúrio e Vênus, nossa atenção muda do centro da cabeça e do mundo das ideias, pensamentos e informações para o centro do coração e o mundo das emoções, sentimentos e sensações. A próxima jornada do Sol através de Câncer ilumina nossas necessidades emocionais, mundo interior e relacionamento com os altos & baixos de nossas emoções, energia feminina e tanto nossa criança interior quanto nosso arquétipo de mãe interior.
Sol em Câncer: Explorando o Mundo das Emoções
O signo de Câncer, simbolizado pelo Caranguejo, é motivado pela segurança e proteção. Apesar de ser um signo Cardeal, a abordagem da iniciação é indireta, sendo necessário sentir-se seguro antes de tomar qualquer ação. Através da nossa relação com o signo de Câncer, aprendemos a gerar sentimentos de segurança a partir de dentro e a nos sentirmos em casa dentro de nós mesmos, em vez de depender de condições externas ou esperar que outras pessoas “nos façam sentir seguros”.
Regido pela Lua, que viaja rapidamente pelo Zodíaco, mudando de signo a cada dois dias e meio, Câncer é o signo associado ao nosso mundo emocional, à nossa memória emocional, à nossa infância, ao nosso passado, à nossa família e ao sentimento de lar. O trânsito do Sol pelo signo do Caranguejo oferece-nos a oportunidade de observar como nos relacionamos com as constantes flutuações do nosso estado interior, com o reino das emoções, com o passado e com as nossas partes mais sensíveis e frágeis.
Este é o primeiro signo de Água do Zodíaco, o primeiro através do qual desenvolvemos uma consciência da nossa realidade emocional, da nossa vulnerabilidade e das nossas necessidades emocionais. Quando o Sol viaja por aqui, somos convidados a aprofundar o nosso autoconhecimento emocional e a ganhar uma consciência mais clara de como a nossa infância, o nosso passado e as nossas primeiras experiências ainda estão a moldar a forma como atravessamos a vida, a forma como reagimos instintivamente, a forma como atendemos às nossas necessidades, à maneira como nutrimos e cuidamos de nós mesmos e dos outros, e da maneira como permitimos que cuidem de nós mesmos.
Temporada de Câncer 2024: Próximas Lunações
Durante a temporada de Câncer de 2024, vivenciaremos uma Lua Nova em Câncer e, excepcionalmente, duas Luas Cheias em Capricórnio. A primeira Lua Cheia em Capricórnio acontecerá no dia 21 de Junho, a 1º06’ do signo, e a segunda acontecerá no dia 21 de Julho, a 29º08’ do signo.
A Lua Nova em Câncer e as duas Luas Cheias em Capricórnio marcam um momento crucial de nossas jornadas de amadurecimento pessoal e emocional, um momento que será repleto de oportunidades para obtermos uma compreensão mais clara de nós mesmos, de nossas necessidades emocionais, de nossos padrões emocionais. Estes eventos irão destacar de que forma ainda precisamos de amadurecer, assumir responsabilidades e desenvolver mais resiliência emocional, autoconhecimento e ligação com um sentimento interior de segurança.
A primeira Lua Cheia em 1º de Capricórnio, um grau muito inicial, representa apenas o começo de uma jornada para ganhar consciência de como precisamos amadurecer e ilumina como o condicionamento do passado ainda está nos impactando. A segunda Lua Cheia de Capricórnio acontece a 29º, último grau de Capricórnio. O 29º de qualquer signo é conhecido como “grau anarético” e representa um ponto de ruptura associado tanto a crises quanto a oportunidades. Esta lunação, em estreita conjunção com Plutão retrógrado nos primeiros graus de Aquário, trará à tona material psicológico e emocional inconsciente, revelando algo sobre nós mesmos, provavelmente desconfortável de olhar, mas necessário neste ponto de nossa evolução pessoal, emocional e espiritual.