Vênus de Sagitário a Capricórnio: Maturação Relacional
Planeta que rege Touro e Libra, Vênus na Astrologia tem a ver com questões de amor e romance, com nossos relacionamentos com os outros, conosco mesmos e com dinheiro. Nomeada em homenagem à Deusa do Amor e da Beleza, Vênus está correlacionada à nossa receptividade, ao nosso magnetismo e à nossa capacidade de nos sintonizarmos com a abundância, a elegância e o prazer. Vênus está associada à autoestima, ao valor próprio e àquilo em que valorizamos e investimos. Os trânsitos de Vênus nos informam sobre mudanças em nossos valores, bem como sobre nossa mudança de orientação em relação a relacionamentos, romance, finanças, arte e sensualidade.
Enquanto Vênus estava em Sagitário, recebemos um convite para ver nossos parceiros, amantes e todas as pessoas com quem nos relacionamos como nossos professores. Esse trânsito nos lembrou do papel dos relacionamentos como catalisadores do crescimento pessoal e da expansão espiritual. A viagem de Vênus através de Sagitário inspirou-nos a investir na aprendizagem e no desenvolvimento pessoal e sublinhou o valor da autenticidade e da transparência nas nossas relações.
Tal como acontece com todos os planetas em transição de Sagitário para Capricórnio, experimentamos uma mudança energética: a expressão de Vênus assume um tom muito sóbrio e composto. Enquanto Vênus está em Capricórnio, somos atraídos a valorizar a consistência, a estabilidade e a maturidade: gravitamos e pretendemos criar conexões baseadas na confiabilidade, no respeito e no apoio mútuo. Este trânsito nos convida a abordar questões românticas, artísticas e financeiras com pragmatismo, nos inspira a pensar no longo prazo e nos motiva a nutrir o que é valioso para nós.
Vênus entra em Capricórnio: Prazer, Disciplina e Compromisso
Capricórnio é um signo Yin, Terra e Cardeal. Décimo arquétipo da roda do Zodíaco, Capricórnio tem a ver com o processo de maturação, autodomínio, autodisciplina e autorregulação. Nesta fase da progressão zodiacal, aprendemos sobre a lei do carma, ação e reação, causa e efeito. Assumimos a responsabilidade pelas nossas escolhas e reconhecemos o valor do compromisso.
Vênus em Capricórnio reflete uma inclinação para valorizar a segurança, a estabilidade e os investimentos de longo prazo, em vez de buscar a gratificação imediata e a assunção de riscos desnecessários. Esta mudança de valores afeta as nossas escolhas financeiras, a forma como nos comportamos nas relações, como selecionamos potenciais parceiros e como investimos a nossa energia, tempo e dinheiro. Durante este trânsito somos levados a fazer ou apreciar arte que perdura, o convite para nós é reconhecer o valor da tradição e o peso do seu impacto.
Quando Vênus está transitando em um signo de Terra, sempre temos uma oportunidade poderosa de aprofundar nossa conexão com nosso corpo físico e nossa sensualidade. Em Capricórnio, Vênus convida-nos a assumir a responsabilidade pelo nosso prazer e motiva-nos a desenvolver uma relação madura com a nossa sensualidade, o nosso corpo físico e as suas necessidades.
O foco durante este trânsito é encontrar um equilíbrio adequado entre prazer e disciplina: o desafio para nós é permitir-nos desfrutar do momento presente, honrando os nossos compromissos e as nossas aspirações a longo prazo.
Vênus em aspecto com Saturno, Júpiter, Quíron, Urano e Netuno
Durante sua jornada por Capricórnio, Vênus se alinhará com Saturno e Netuno em Peixes, Júpiter e Urano em Touro, Quíron em Áries e os Nodos Lunares em Áries e Libra.
Em 28 de Janeiro, Vênus se alinha harmonicamente com Saturno e Júpiter, formando um sextil com Saturno e um trígono com Júpiter. O sextil Vênus-Saturno facilita a consolidação de relações alinhadas com as nossas necessidades e valores, apoia os nossos esforços no sentido de uma gestão financeira consciente e facilita o nosso compromisso com a integridade. O trígono Vênus Júpiter facilita a expansão de nossos círculos sociais e apoia nossa sintonização com a abundância, bem como nossa generosidade.
Em 5 de Fevereiro, Vênus forma quadratura com Quíron em Áries, chamando nossa atenção para feridas relacionais que precisam de nossa atenção e nos oferecendo um convite para observar como lidamos com a rejeição e os sentimentos de não pertencimento. Por esta altura, dores antigas podem surgir para serem sentidas e alquimizadas: as situações atuais podem oferecer-nos novos insights sobre o nosso passado e ajudar-nos a chegar à raiz das dinâmicas que continuamos a atrair ou gravitar.
Vênus aperfeiçoa um trígono harmônico com Urano em Touro em 7 de Fevereiro. Seu alinhamento apoia uma atitude flexível e de mente aberta em relação à mudança, inspirando-nos a experimentar formas alternativas de conexão, novos paradigmas de relacionamento, bem como diferentes maneiras de obter renda e investir nossas economias.
Em 13 de Fevereiro, Vênus em Capricórnio forma um sextil com Netuno em Peixes. Este aspecto apoia a expressão artística e criativa, lembra-nos o valor de desenvolver uma relação com o intangível e inspira-nos a relacionarmo-nos connosco próprios e com os outros com bondade e compaixão.