Em 1º de Março, às 21h36, Vênus fica retrógrada em 10º Áries, iniciando um período de profunda transformação pessoal e relacional. Vênus permanece em movimento retrógrado até 12 de Abril e, em 27 de Março, retorna a Peixes.
Este é um momento de reavaliação e redefinição de nossos valores, hábitos financeiros e relacionamentos com os outros e conosco mesmos. Vênus retrógrada em Áries nos convida a abraçar o amor próprio radical, desafiar narrativas ultrapassadas sobre relacionamentos e abundância e liberar o que não está mais alinhado com nossos valores.
Vênus estacionando retrógrada é particularmente relevante para pessoas com posicionamentos natais em signos Cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio), bem como para aqueles com planetas ou ângulos em Touro, também governados por Vênus. Os indivíduos pessoalmente impactados pela mudança de movimento de Vênus têm a oportunidade de desmantelar o condicionamento que moldou a maneira como eles dão e recebem amor e reescrever conscientemente seus padrões de relacionamento, crenças e valores.
Vênus retrógrada: Reorientando de Acordo com Nossos Valores Essenciais
Vênus está em Áries desde 4 de Fevereiro. Durante esse tempo, ela nos convidou a assumir nossos desejos, fazer escolhas corajosas de relacionamento e investir mais em nossas paixões e jornada de autorrealização pessoal.
Nos últimos dias, Vênus desacelerou gradualmente até parar. De agora em diante, Vênus parecerá lentamente se mover para trás e viajar novamente nos primeiros graus de Áries e nos graus finais de Peixes, onde ela estava transitando no final de Janeiro e nos primeiros dias de Fevereiro.
Vênus é o planeta que passa menos tempo em movimento retrógrado aparente: seu retrógrado é um evento muito relevante. Além disso, Marte encerrou recentemente seu retrógrado, que também foi significativo para questões românticas. Com ambos os planetas de relacionamento retrógrados tão próximos, estamos claramente sendo chamados a revolucionar como nos mostramos em nossas conexões interpessoais e nos libertar do condicionamento e da programação do passado sobre amor, sexo e relacionamento. Este é um momento para questionar nossos hábitos de relacionamento, bem como o que esperamos dos relacionamentos, tanto consciente quanto inconscientemente.
Vênus retrógrado em Áries: Amor Próprio Radical
Em Áries, Vênus enfatiza a tensão interna que todos nós vivenciamos, até certo ponto, entre nosso desejo de conexão e intimidade e nosso desejo de independência e espaço. Temos a oportunidade de aprofundar nossa exploração desses temas durante o período retrógrado de Vênus no signo e depois que Vênus entra em Áries pela segunda vez, em 30 de Abril.
Vênus retrógrada é uma oportunidade para nos reorientarmos de acordo com nossas verdades, valores e desejos mais profundos. Este trânsito sempre nos leva a uma jornada interna de reavaliação de nossos sistemas de valores, relacionamentos e hábitos financeiros: é um convite para questionar por que somos atraídos por certas experiências e não por outras, por que atraímos e somos atraídos por tipos específicos de pessoas.
Em Áries, Vênus retrógrada traz os holofotes para redefinir nosso relacionamento com nossos desejos, nossos instintos e nossa fisicalidade. Este trânsito é uma oportunidade de transformar o único relacionamento que determina a qualidade de todos os outros: o relacionamento que temos conosco mesmos.
Vênus retrógrada no signo de Áries é um convite para nos reconectarmos com o que nos ilumina, com o que nos apaixona, com o que parece nutritivo, prazeroso e energizante, e nos comprometermos a abraçar o amor próprio radical.
A Descida de Vênus ao Submundo
Algumas semanas atrás, Vênus atingiu seu brilho máximo como uma Estrela Vespertina, brilhando mais intensamente no céu: ela agora está se aproximando do Sol e gradualmente desaparecendo de nossa vista. Sua aparição final antes de desaparecer no submundo será em 19 de Março. O simbolismo de Vênus se tornando temporariamente invisível inspirou muitos mitos e contos antigos: sua descida é um símbolo de uma jornada de morte e renascimento, particularmente ligada a iniciações femininas e ritos de passagem.
Os sumérios contaram o mito de Inanna, a Deusa que desceu ao submundo para encontrar sua irmã enlutada Ereshkigal. Para fazer isso, Inanna teve que passar por sete portões e, em cada um deles, ela teve que deixar algo para trás, um símbolo de seu poder ou identidade.
No portão final, ela ficou nua e impotente diante de Ereshkigal, que a sentenciou à morte. Seu corpo foi pendurado em um gancho e deixado no submundo por três dias e três noites antes que ela fosse revivida e autorizada a retornar ao mundo acima. Este simbolismo enfatiza a necessidade de se render à escuridão, de aprender a permanecer no vazio, de permitir totalmente a morte do antigo eu antes de tentar nos transformar ou renascer.
Enquanto Vênus permanece escondida de nossa vista, somos convidados a entrar em nosso submundo pessoal. Este é um momento para sentar com nossas sombras, desvendar os padrões que moldam nossos relacionamentos e honrar os ciclos que estão chegando ao fim. Este é um momento para fazer uma pausa, para ficar quieto, para esclarecer o que estamos prontos para liberar e permitir que o que está esperando para renascer emerja lentamente das sombras.
Preparando-se para o Novo Ciclo de Vênus
Em 26 de Março, Vênus surgirá como uma Estrela da Manhã e se tornará visível novamente à nossa vista. Este evento nos convida a seguir em frente e começar de novo, integrando a sabedoria adquirida durante nossa descida e incorporando as lições aprendidas no submundo.
O atual ciclo de Vênus, que começou em 13 de Agosto de 2023, chega ao fim em 22 de Março de 2025, quando Vênus retrógrada e o Sol se encontram no 2º de Áries. Podemos comparar a fase atual do ciclo de Vênus à fase Escura ou Balsâmica do ciclo da Lua: estamos encerrando um capítulo de nossas vidas e este é um momento de encerramento, cura, transição e despedida de nossos antigos Eus.
Este atual ciclo de Vênus começou em Leão, e pode ser significativo refletir sobre as mudanças que ocorreram em nosso relacionamento com a criatividade, arte, brincadeira, romance e autoexpressão.
À medida que nos preparamos para receber o novo ciclo de Vênus, temos a oportunidade de olhar para os últimos meses, para as experiências que tivemos, as lições que aprendemos. O convite para nós é reconhecer as transformações pelas quais passamos e liberar qualquer coisa que não se alinhe mais com nossos valores em evolução para que possamos seguir em frente com maior clareza e um compromisso renovado com o amor próprio. Feliz & Abundante & Abençoado mês de Março!
❤️ LIKE & SHARE
Assine a nossa newsletter
Receba as últimas atualizações de astrologia, afirmações e brindes da equipe Moon Omens.
Você pode gostar...
Astrologia & Presságios
Eclipse Lunar Total da Lua Cheia em Virgem: Chamado para Purificar